A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 10 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

'Bichas do Brasil' estreia em SP com peça gratuita, irreverente e histórica

Espetáculo nasceu da pesquisa que Lufe Steffen desenvolve há 30 anos sobre diversos temas relacionados à comunidade LGBTQIAPN+

Mari Ribeiro

09/10/2025 às 21:15  atualizado em 09/10/2025 às 21:26

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ingressos para peça 'Bichas do Brasil' são gratuitos

Ingressos para peça 'Bichas do Brasil' são gratuitos | Arô Ribeiro/Divulgação

A “Cia. Olhares Molhados” presta uma homenagem irreverente à trajetória da comunidade LGBTQIAPN+ brasileira com o espetáculo inédito “Bichas do Brasil”, que estreia no Teatro Alfredo Mesquita, em São Paulo, nesta quinta-feira (9/10).

Continua depois da publicidade

O espetáculo fica em cartaz até domingo (19/10), com apresentações gratuitas de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h.

Com criação colaborativa dos atores da companhia, consultoria dramatúrgica de Sérgio Roveri e texto final e direção de Lufe Steffen, o espetáculo marca o trabalho inaugural do grupo, contemplado pelo Edital Fomento CultSP PNAB nº 22/2024.


O elenco reúne Carlos Jordão, Cícero Andrade, Cleber D'Nuncio, Cleber Tolini, Jhe Oliveira, Will Nygma e o próprio Lufe Steffen. A montagem aposta na linguagem vibrante do Teatro de Revista e do cabaré, com direito a esquetes, dublagens, canto, dança, crítica e elementos de humor, marcas registradas dessas estéticas.

Continua depois da publicidade

Detalhes do espetáculo

A montagem "Bichas do Brasil" nasceu da pesquisa que Lufe Steffen desenvolve há 30 anos sobre temas ligados à comunidade LGBTQIAPN+.

Desde 1995, ele dirigiu 10 curtas-metragens oficiais, 10 não-oficiais, quatro longas-metragens (três documentais e um ficcional), duas séries (uma para TV, outra como websérie), publicou dois livros e também atuou e dirigiu espetáculos teatrais voltados a esse universo.

Ele também atuou como jornalista, escrevendo durante anos para sites como Mix Brasil e A Capa. Essa veia jornalística e de pesquisa histórica, inclusive, foi o que o levou a resgatar a memória, a história e a trajetória das chamadas “bichas brasileiras”. A ideia inicial do espetáculo surgiu na peça As Drags Devem Estar Loucas, que Lufe dirigiu em 2019.

Continua depois da publicidade

Sem falar ainda no seu trabalho de jornalista, escrevendo durante anos para sites como “Mix Brasil” e “A Capa”. Essa veia jornalística e de pesquisa histórica, inclusive, é o que o levou a resgatar a memória, a história e a trajetória das “bichas brasileiras”. A ideia inicial do espetáculo surgiu na peça “As Drags Devem Estar Loucas”, que Lufe dirigiu em 2019.

Sinopse

“Bichas do Brasil” revisita a história dos gays brasileiros desde 1500, quando os portugueses chegaram ao País, e uma linha do tempo cronológica que presta uma homenagem às principais figuras da comunidade gay que foram divisoras de águas na arte, na cultura, na sociedade, na política e na vida brasileira nos últimos 500 anos.

Continua depois da publicidade

A peça “Bichas do Brasil”, composta por esquetes, dublagens, canto, dança, história e crítica, parte também das memórias e vivências pessoais dos atores.

E para contar todas essas histórias em uma dramaturgia não-tradicional, o espetáculo abusa de um tom irreverente, muitas vezes debochado, crítico ou ácido, como é de praxe no Teatro de Revista, além de outras inspirações, entre elas o já clássico teatro besteirol.

Serviço
“Bichas do Brasil”, com Cia. Olhares Molhados
Quando?
De 9 a 19 de outubro - de quinta a sábado, às 20h, e domingos, às 19h
Onde? Teatro Alfredo Mesquita - avenida Santos Dumont, 1770 - Santana, São Paulo
Ingressos: Grátis, com distribuição 1h antes de cada sessão
Duração: 105 minutos 
Classificação: 16 anos
Capacidade: 198 lugares

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados