Entre em nosso grupo
2
A prática de esportes é saudável para os pets, desde que não seja forçada
05/06/2020 às 01:00 atualizado em 05/06/2020 às 11:04
Continua depois da publicidade
Para começar a caminhada é a atividade mais adequada, porém, com o tempo, é possível adotar outros esportes | Chuckee
Uma busca rápida pelas redes sociais e você irá se deparar com fotos de animais de estimação praticando esportes, como surf e skate. Diante das imagens fica a pergunta: será que isso faz bem para o bicho?
Continua depois da publicidade
A resposta, segundo a veterinária Mariana Albiero Ferreira, professora da Faculdade Anhanguera Campinas - Taquaral, é sim. A prática de esportes é saudável para os pets, desde que não seja forçada.
"Estudos mostram que animais que fazem exercício físico constante vivem mais e melhor. Um animal sedentário, contudo, não pode começar uma atividade física antes de uma avaliação médica", alerta Mariana.
A veterinária lembra ainda que não há regra sobre qual atividade o animal deve praticar, porém a quantidade de exercícios varia de acordo com o peso, idade, raça e, muitas vezes, à predisposição a algumas doenças.
Continua depois da publicidade
Para quem se animou e pretende iniciar uma rotina de atividades físicas para o bicho, Mariana dá algumas dicas: "Em apenas 30 minutos diários de caminhada, podemos diminuir uns quilinhos do seu pet, melhorar a condição cardiovascular, fortalecer os músculos, prevenir hipertensão, obesidade, diabetes e regular os níveis de colesterol, entre outros benefícios. Não importa a raça, o porte e a idade, todos os cães devem se exercitar desde filhotes e mesmo velhinhos. O exercício deve ser regular e sem pausas."
Par começar a caminhada é a atividade mais adequada, porém, com o tempo, é possível adotar outros esportes, como corrida, canine freestyle, flyball, agility para cães, game dog e canicross.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade