Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Proposta traz à tona a história de Maria Eliza Alves dos Reis | Reprodução/Facebook
O Arranco do Engenho de Dentro, tradicional escola de samba do Rio de Janeiro, levará à Marquês de Sapucaí uma homenagem à primeira palhaça negra do Brasil em seu desfile do Carnaval 2026.
Continua depois da publicidade
O enredo da escola promete transformar o terreiro em um verdadeiro picadeiro, celebrando irreverência, resistência e representatividade.
No último dia 9 de junho, o Arranco anunciou oficialmente o título do enredo: “A Gargalhada é o Xamego da Vida”, desenvolvido pela carnavalesca Annik Salmon.
A proposta traz à tona a história de Maria Eliza Alves dos Reis, que, em uma época marcada por preconceitos de gênero e raça, desafiou convenções sociais ao se apresentar vestida como palhaço homem e conquistar o público do Circo Teatro Guarany com humor e carisma.
Continua depois da publicidade
O desfile da escola terá como fio condutor a trajetória de Maria Eliza, ressaltando como a arte de rir se tornou um instrumento de resistência e celebração da vida.
A iniciativa reforça a tradição do Arranco de valorizar personagens históricos e histórias que misturam cultura popular, ancestralidade e afeto.
Com estética circense e afro-brasileira, o Arranco aposta em um desfile que busca emocionar e divertir, levando para a avenida uma mensagem de alegria, amor e superação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade