Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Cátia Fonseca, considerada uma das principais apresentadoras da televisão brasileira, celebrou, neste ano, 31 anos de carreira | Wallace Ximenes
Cátia Fonseca, considerada uma das principais apresentadoras da televisão brasileira, celebrou, neste ano, 31 anos de carreira. Em entrevista exclusiva à Gazeta, a comunicadora falou sobre sua trajetória, desafios profissionais, participação na Dança dos Famosos, futuro na Globo e um possível retorno à televisão aberta.
Continua depois da publicidade
Recentemente, Cátia foi uma das estrelas que brilhou no quadro Dança dos Famosos, do programa Domingão com Huck, na Globo. A presença da artista na competição movimentou as redes sociais e inspirou muitas mulheres a se aventurarem nas pistas de dança.
“Menino, este ano eu fiz 31 anos de carreira. E pensa só: quando comecei, meu filho mais novo tinha 2 anos. Hoje ele está com 33. Olha só. Ao longo desses anos todos, o que acho mais interessante é que fui acompanhando as mudanças. A tecnologia chegando, as transformações na vida das pessoas, na minha própria vida, e aí se encaixa televisão, se encaixa tudo, de uma forma muito diferente do que a gente imaginava. Sempre me senti uma amiga da dona de casa”, iniciou Cátia Fonseca.
A apresentadora relembrou que sempre foi ligada aos programas televisivos.
Continua depois da publicidade
“A minha avó, a Dolores, mãe do meu pai, sempre foi muito fã do Silvio Santos, né? E a gente era daquelas famílias que começava o domingo com o Silvio Santos e terminava com ele. Era assim: o dia inteiro. A grade toda”, complementa a veterana.
Para Cátia, o segredo do sucesso está justamente na linguagem familiar e verdadeira que estabelece com o telespectador.
“Eu acho que isso é muito da minha essência. Sempre gostei de conversar. Quer me deixar louca? Me deixa presa num lugar sozinha. Ou então quando eu vou ao dentista e não posso falar. Eu adoro uma conversa, adoro ouvir histórias das pessoas. Gosto muito disso. Acho que o mais fantástico da minha profissão é que ela me permite exercer algo que, pra mim, é tão importante: a comunicação”, reforça Fonseca.
Continua depois da publicidade
A apresentadora também comentou, na entrevista, como costuma lidar com críticas e com os haters.
“Mesmo quando a pessoa, sendo hater ou não, vai falar alguma coisa na minha rede social, eu respondo: ‘Por que você está achando isso?’ Ou então digo: ‘Não tem nada a ver. Antes de afirmar, me pergunta, que eu te respondo’. Eu posso discordar de muita coisa que você pensa, mas vou te respeitar. Um tem que respeitar o outro. Conviver com pessoas que pensam tão diferente da gente é enriquecedor, porque nos faz abrir novas portas”, reflete Cátia Fonseca.
Ao ser anunciada como uma das integrantes do elenco do quadro de dança, Cátia surpreendeu o público. A apresentadora contou que aceitou o convite justamente para se arriscar e sair de sua “zona de conforto”.
Continua depois da publicidade
“Às vezes a gente quer coordenar tantas coisas que não acontecem como imaginamos. Elas acontecem de um jeito diferente e você acha que não deu certo. Mas deu certo, só que de uma forma que a gente não esperava. Quando surgiu o convite para o Dança, eu fiquei surpreendida, mas veio em um momento importante da minha carreira. Eu precisava de uma adrenalina, mesmo sabendo que sou descoordenada. Eu sabia das minhas dificuldades, tinha certeza das minhas limitações, mas, ao mesmo tempo, tinha certeza de que faria o meu melhor.”
Paralelamente ao Dança dos Famosos, Cátia intensificou os investimentos em suas redes sociais e no seu canal no YouTube, o TV Cátia Fonseca, que já acumula mais de 400 mil inscritos.
“Olha, o meu investimento total está em fazer aquilo que me faça feliz. Eu estou 100% aberta a me permitir viver aquilo em que eu sentir verdade, aquilo que for uma verdade pra mim, algo necessário, entendeu?”, complementa.
Continua depois da publicidade
Questionada sobre um possível retorno à televisão, Cátia afirma que, em algum momento, essa volta acontecerá e que os fãs podem ficar tranquilos.
“Em algum momento eu volto. Estou muito feliz com o meu momento de vida e aberta a possibilidades. Às vezes as pessoas me perguntam: ‘Ah, mas você faria o quê?’ Eu digo: ‘Sei lá, não estou pensando nisso’. Eu faria o que acender em mim a luz da paixão, como foi o Dança. Ou, se me apresentarem um projeto novo, quem sabe eu não embarco também, né? Eu amo o estilo de programa que fiz. Adoro. Não estou dizendo que não faria de novo. Mas fiz o mesmo estilo de programa por 31 anos. Claro, com algumas grandes mudanças, mas o esqueleto é basicamente o mesmo", diz Fonseca.
A apresentadora finaliza dizendo que se sente artisticamente livre para novos projetos.
Continua depois da publicidade
“Então, não digo que tem que ser só isso, nem que não pode ser isso. Também não sei quando será esse retorno. Será no momento certo. Eu deixo na mão de Deus mesmo, para que as coisas funcionem da forma que têm que funcionar, sem, de novo, eu tentar tomar as rédeas pra parecer que tenho controle de alguma coisa, né?”, finaliza, rindo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade