Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Condições favoráveis do local mais que multiplica a população de sete mil habitantes durante o verão, segundo a prefeitura | Djone Alves/Divulgação
Uma cidade no interior de Santa Catarina, fica a mais de 300 quilômetros do litoral do estado e é a única praia de rio premiada com o "Oscar das Praias".
Continua depois da publicidade
Itá atrai milhares de turistas na temporada de verão. Às margens do Rio Uruguai, a Prainha, como é conhecida, é a única fluvial do Brasil a receber o selo internacional Bandeira Azul, que reconhece praias e marinas que se destacam no quesito ambiental.
As condições favoráveis do local mais que multiplica a população de sete mil habitantes durante o verão, segundo a prefeitura.
O gestor do Programa Bandeira Azul da Prainha de Itá, Lindomar Pritsch, explicou ao g1 que esse local era conhecido como Prainha Tio Juca.
Continua depois da publicidade
"Quando houve então a construção da barragem, da usina hidrelétrica, pensou-se que haveria a necessidade de manter um local assim de lazer, originalmente pensando na população local", disse Pritsch.
Com o tempo, a Prainha foi ganhando cada vez mais estrutura. Veja o que você pode encontrar no local e arredores:
Outra característica da Prainha é que, devido à barragem, a água do rio perdeu a correnteza. Na prática, tornou-se um lago, com águas mais calmas.
Continua depois da publicidade
Como não há correnteza, o rio não traz areia para o local. Por essa razão, a faixa de areia é reposta quando necessário.
Itá fica a cerca de 500 quilômetros da capital Florianópolis. Ao sul, o Rio Uruguai faz a divisa com o Rio Grande do Sul. Fica aproximadamente a 200 quilômetros da fronteira com a Argentina e a cerca de 120 quilômetros do Paraná.
Em 2022, o município decidiu se enquadrar às regras do Programa Bandeira Azul, para conquistar o selo internacional, o que ocorreu já no ano seguinte. A Prainha tem três prêmios consecutivos: 2023/2024, 2024/2025 e o mais recente, 2025/2026.
Continua depois da publicidade
O prêmio é concedido a locais que atendem a 38 critérios anuais relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação patrimonial e educação ambiental.
Para conquistar o selo, o município se dedicou às questões de acessibilidade, coleta seletiva, análise da qualidade da água e educação ambiental, feita tanto com banhistas quanto com crianças nas escolas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade