Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Evento propõe uma imersão na literatura infantojuvenil e na formação de novos leitores, por meio de encontros que unem leitura, música e educação | Divulgação/ Paulo Amaral/FCCR
A 11ª edição da Festa Literomusical de São José dos Campos (FLIM) ocorrerá no último fim de semana de novembro, ente sexta-feira (28/11) e domingo (30/11), no Parque Vicentina Aranha.
Continua depois da publicidade
Com o tema “Voam as Palavras no Parque das Letras”, o evento propõe uma imersão na literatura infantojuvenil e na formação de novos leitores, por meio de encontros que unem leitura, música e educação.
Durante três dias, o público poderá acompanhar mesas literárias, lançamentos de livros, oficina de escrita criativa, sarau, slam, atividades infantis e apresentações musicais.
O evento também integra a programação da 58ª Semana Cassiano Ricardo, organizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Continua depois da publicidade
Entre os destaques estão palestras sobre literatura e jornalismo, como “Uma Aventura Machadiana em Moscou e os Caminhos da Literatura Brasileira”, com Andrea de Barros, e “A mulher na Imprensa e na Literatura Nacional”, com Regina Helena Paiva Ramos. A programação inclui ainda o tradicional Troféu Cassiano Ricardo.
As mesas literárias começam no sábado (29/11), às 10h, com “O sentido das palavras que incluem”, com participação de Jô Freitas, finalista do Prêmio Jabuti, e mediação de Helen Cypiano.
Durante o dia, outros debates abordarão temas como o papel da escola na leitura, a palavra como cura e as histórias que formam leitores, com presenças de Jéssica Anitelli, Isabella Lubrano, Teresa Cristina Bendini e outros convidados.
Continua depois da publicidade
Já no domingo (30/11), a mesa “Poesia é afeto que avoa” reunirá o poeta Paulo Barja e a escritora mirim Antônia Gomes Minchoni.
A programação literária também contará com lançamentos de autores locais, em mesas temáticas sobre poesia, romance, literatura infantil, contos e crônicas.
A parte musical terá abertura na sexta-feira (28/11), às 19h30, com o espetáculo “Silvero Interpreta Belchior”, apresentado por Silvero Pereira.
Continua depois da publicidade
No sábado (29/11), às 20h30, a cantora Cecília Militão leva ao palco um repertório de jazz, samba e música brasileira. O encerramento, no domingo (30/11), às 11h30, ficará por conta do grupo Batuque de Responsa.
Com entrada gratuita, a FLIM incentiva o público a doar 1kg de alimento não perecível ao Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos.
O evento também conta com intérpretes de Libras, materiais em Braile e ações de sustentabilidade, como coleta seletiva e reaproveitamento de lonas pelo projeto Reciclaí.
Continua depois da publicidade
A FLIM 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, Governo de São Paulo e Prefeitura de São José dos Campos, por meio da AFAC e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com patrocínio de empresas locais.
Também neste ano, a cidade de São Paulo recebeu o 1º Festival Literário Escreva, Garota! - Escrevendo o Futuro, uma Mulher de Cada Vez, para promover e valorizar a escrita e a publicação de mulheres.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade