Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Evento ocorrerá neste sábado (8/11) das 14h às 22h com um objetivo duplo: festejar a cultura hip-hop e promover a revitalização do espaço | Júlio Bastos/PSA
A Batalha da Palavra, o mais antigo coletivo de batalhas de rima de Santo André, no ABC Paulista, comemora 11 anos de resistência com um grande evento em prol de todos os moradores. O coletivo irá promover a revitalização da Concha Acústica.
Continua depois da publicidade
Localizada em uma região histórica do município, a Concha Acústica foi revitalizada pela última vez em 2017, no início da gestão do prefeito Paulo Serra (PSDB).
O evento ocorrerá neste sábado (8/11) das 14h às 22h com um objetivo duplo: festejar a cultura hip-hop e promover a revitalização do espaço.
A celebração "Valendo a Concha" reunirá artistas locais para um mutirão de grafite ao vivo, além de contar com shows, batalhas de rima e sets de DJs.
Continua depois da publicidade
A iniciativa foi organizada em conjunto com outros movimentos que ocupam o espaço, como o Sarau da Consciência e o Cine Pérola.
Os coletivos procuram cobrar da prefeitura melhorias estruturais básicas que, segundo eles, já existiram no local, como a instalação de banheiros públicos, rampas de acesso para cadeirantes e uma cobertura contra a chuva.
"A batalha, o sarau e o Cine Pérola conseguem reunir muita gente, até de outras cidades. Mas o pessoal chega e não tem onde ir ao banheiro, não tem cobertura", aponta Beatriz Melo, líder da Batalha da Palavra.
Continua depois da publicidade
Em 2024, a Prefeitura de Santo André admitiu que iria retirar a Concha Acústica da Praça do Carmo, mas que iria abrir um diálogo com a comunidade cultural da cidade para encontrar um novo lugar para o espaço.
Segundo a organização do evento, a intervenção de grafite foi autorizada pela Prefeitura de Santo André. No entanto, a realização do evento depende de contribuições do próprio público e de outros movimentos culturais. Para cobrir os custos da revitalização e da festa, a organização promove pequenas vaquinhas nas redes sociais.
Além disso, para participar do evento, a organização pede a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado à doação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade