Descansar em um gato gigante? Nova atração chama atenção em SP

Proposta é estimular encontros, diminuir o isolamento e reforçar o papel afetivo que os pets exercem na vida das pessoas

Segunda obra, chamada "Círculo de Paz", apresenta a escultura de um gato gigante deitado em posição de descanso

Segunda obra, chamada "Círculo de Paz", apresenta a escultura de um gato gigante deitado em posição de descanso | Reprodução

A Praça Armando Salles de Oliveira, ao lado do Parque Ibirapuera, em São Paulo, passa a receber, a partir deste sábado (24/1), duas grandes instalações artísticas interativas que convidam o público a refletir sobre afeto, cuidado e adoção responsável de animais de estimação.

Continua após a publicidade

As obras são assinadas pelo artista paulistano Eduardo Baum e transformam o espaço público em um ponto de convivência, interação e conscientização sobre a relação entre humanos e pets.

Livro gigante reúne histórias reais de adoção

Uma das atrações é o “Abrigo de Histórias”, uma escultura inflável em formato de livro entreaberto, com cerca de 5 metros de altura, que também funciona como um túnel imersivo.

Ao atravessar a obra, o visitante tem contato com relatos reais de adoção de animais, reunidos pelo jornalista Chico Felitti, que também compartilha sua própria experiência.

Continua após a publicidade

Dentro da instalação, uma escultura de cachorro simboliza o acolhimento e reforça a mensagem de empatia e responsabilidade com os animais que aguardam por um lar.

Gato gigante vira espaço de descanso e convivência

A segunda obra, chamada “Círculo de Paz”, apresenta a escultura de um gato gigante deitado em posição de descanso. Mais do que uma peça para contemplação, a instalação funciona como um mobiliário urbano: a cauda do animal se transforma em um sofá circular, onde adultos e crianças podem se sentar, descansar e interagir.

A proposta é estimular encontros, diminuir o isolamento e reforçar o papel afetivo que os pets exercem na vida das pessoas.

Continua após a publicidade

Adoção, teatro e atividades para crianças

Além das esculturas, a programação inclui feiras de adoção, realizadas em parceria com ONGs que atuam no resgate de animais em situação de vulnerabilidade. O espaço reservado ao lado do “Abrigo de Histórias” permitirá que visitantes conheçam e adotem pets de forma responsável.

Também estão previstas atividades voltadas ao público infantil, como cenas teatrais, performances silenciosas e uma roda de leitura com histórias sobre amizade, animais e respeito à natureza.

Segundo Eduardo Baum, a proposta das obras é usar a arte para estimular empatia e senso de comunidade.

Continua após a publicidade

“As instalações falam de cuidado, abandono, afeto e esperança. Elas mostram como os animais ajudam a combater a solidão e fortalecem vínculos emocionais”, afirma o artista.

As intervenções fazem parte da campanha “Histórias que Criam Laços”, da Cobasi, e poderão ser visitadas gratuitamente até 1º de fevereiro.