Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Público poderá ainda participar de oficinas e vivências de mais de 15 culturas diferentes | Juliana Lubini/Divulgação Museu da Imigração
Nos dias 27 e 28 de setembro, o Museu da Imigração abre as portas para a 29ª Festa do Imigrante, reunindo mais de 100 atrações gratuitas em um fim de semana dedicado à diversidade cultural de migrantes, refugiados e descendentes de diversas nacionalidades.
Continua depois da publicidade
A festa ocorre das 9h30 às 18h com entrada será gratuita, basta retirar o ingresso pelo site do museu, mediante doação de 1kg de alimento, que será destinado ao Arsenal da Esperança, maior centro de acolhida da cidade de São Paulo.
O público poderá ainda participar de oficinas e vivências de mais de 15 culturas diferentes, incluindo dança, gastronomia e artesanato
O evento contará com 33 apresentações de música e dança, reunindo representantes de mais de 22 localidades, como Ilha da Madeira, Grécia, Chile, República Tcheca, Bolívia, Espanha, Letônia, Paraguai e Hungria.
Continua depois da publicidade
Entre os destaques, dois grupos estreiam na festa em 2025, o Sumaq Peru Brasil Dança Folclórica Peruana e a Banda Volare, com repertório de músicas italianas clássicas e contemporâneas.
Na área gastronômica, mais de 40 expositores apresentarão pratos típicos de países como México, Itália, Síria, Dinamarca, Portugal, Bulgária, Líbano, Iraque, Camarões, Áustria e Congo. Já no pavilhão de artesanato, 20 expositores trarão produtos de países como Costa do Marfim, Japão, Rússia, Sudão, Ucrânia, Iraque e Bélgica.
Além disso, também terão oficinas de K-Pop (Coreia do Sul), dança afegã e da Guiné-Conacri, aulas de culinária como Chicken Tikka (Índia) e Arepas (Venezuela), além de oficinas de artesanato, como turbantes da Costa do Marfim, ovos decorados da Lituânia, caligrafia da Armênia e bordado da Palestina.
Continua depois da publicidade
Outra novidade é a oficina Festa em Foco, que promove uma caminhada fotográfica pelo evento, permitindo que os participantes registrem diferentes perspectivas da festa. As imagens serão publicadas no blog do Museu da Imigração, criando um espaço de reflexão coletiva sobre memórias e olhares culturais.
Além das atrações, o evento oferece passeio de maria-fumaça, fotografias de época e a cafeteria do Museu, com valores a consultar no site da instituição.
Para o público amante dos trens, também haverá um passeio gratuito a bordo da Maria Fumaça em Campinas, no interior de São Paulo. A atração será realizada durante o Tour Campinas, no último domingo de setembro (28/9).
Continua depois da publicidade
O evento conta com medidas de acessibilidade, incluindo tradução em Libras nas apresentações de palco e algumas oficinas, e equipe especializada para acompanhamento de pessoas cegas ou com baixa visão.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade