Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Cerimônia de abertura será na quinta-feira (5/6), às 19h, no Teatro Municipal Braz Cubas | Divulgação/PMS
O Centro Histórico de Santos, no litoral de São Paulo, receberá neste fim de semana a 16ª edição da tradicional Festa de Portugal.
Continua depois da publicidade
O evento integra o calendário oficial da cidade e será realizado no Largo Marquês de Monte Alegre e nos Arcos do Valongo, com atrações culturais, gastronomia típica e programação voltada a diferentes faixas etárias.
A cerimônia de abertura será realizada antecipadamente nesta quinta-feira (5/6), às 19h, no Teatro Municipal Braz Cubas. Já a festa ocorre neste sábado (7/6) e domingo (8/6), das 10h às 20h.
A última edição, em 2024, reuniu cerca de 35 mil pessoas nos dois dias de evento.
Continua depois da publicidade
Neste ano, além da programação tradicional, a celebração vai receber as homenagens oficiais ao Dia de Portugal das cidades sob jurisdição do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, com a participação de representantes do governo português.
A programação inclui o espetáculo “Tributo a Amália Rodrigues”, com as fadistas Marly Gonçalves, Ana Carla Lemos e Larissa Lima, confira abaixo.
A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir das 18h na bilheteria do teatro ou antecipadamente nos restaurantes parceiros.
Continua depois da publicidade
No sábado (7/6), às 10h, a Comunidade Portuguesa da Baixada Santista receberá a Medalha José Bonifácio, em homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Em seguida, haverá um cortejo com ranchos e tocatas portuguesas, partindo da Praça Mauá em direção ao palco no Valongo, onde ocorrerá uma solenidade.
O evento terá duas praças de alimentação: uma principal, nos Arcos do Valongo (rua Comendador Neto, 9), em área coberta; e outra no Santuário Santo Antônio do Valongo.
Continua depois da publicidade
Serão cerca de 20 barracas com comidas, doces e bebidas típicas, vendidas a preços populares. Parte da renda será revertida à Escola Portuguesa. Entre os pratos disponíveis estão:
Restaurantes e entidades como Restaurante Almeida, Bar Goiás, Manteigaria do Porto, Casa da Madeira, Típico Madeirense, Vinhos e Tais, Donana, Rei do Café, Laticínio Marcelo e o Santuário Santo Antônio do Valongo também participam da festa, ao lado da Escola Portuguesa.
Estabelecimentos do Centro Histórico também estarão abertos com cardápios especiais, entre eles: Tasca do Porto, Estação Bistrô, Armazém 22, Café Carioca, Quintal Colina e as cafeterias dos Museus Pelé e do Café.
Continua depois da publicidade
A Rota da Cerveja Artesanal terá pontos de venda ao longo do evento, com marcas como Estiva, Everbrew, Santista, Jurássica, Filomena e Santos Cervejeiros.
O evento terá ainda barracas de artesanato e artigos portugueses, espaço kids com oficinas e recreação monitorada, espaço pet com feira de adoção e atividades, além de tenda da Secretaria de Saúde para vacinação contra a gripe.
Uma das novidades deste ano será o Espaço Almai de Acomodação Sensorial, voltado ao acolhimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições do neurodesenvolvimento. A iniciativa é do Instituto Almai e funcionará nos Arcos do Valongo, com entrada gratuita para crianças acompanhadas.
Continua depois da publicidade
A organização é da Escola Portuguesa, com correalização da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur) e apoio do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, Comunidades Portuguesas e Instituto Camões.
Segundo estimativas, cerca de 50 mil portugueses e luso-descendentes vivem na Baixada Santista e Vale do Ribeira. O número pode chegar a 90 mil, considerando os descendentes com possibilidade de obtenção da dupla nacionalidade.
Durante todo o mês de julho, a cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo, recebe outro evento, a 26° edição da tradicional Festa da Tainha.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade