A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 14 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Filme esquecido de Walter Salles previu o Brasil em crise

Sonho dos dois personagens é bruscamente interrompido com a implementação do Plano Collor

Kreitlon Pereira

13/08/2025 às 23:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Longa explora questões como identidade nacional e suas contradições

Longa explora questões como identidade nacional e suas contradições | Divulgação

Muito antes do sucesso de “Ainda Estou Aqui” (2024) e de “Central do Brasil” (1998), o cineasta brasileiro Walter Salles já se destacava como uma figura inovadora no cenário do cinema nacional com a obra “Terra Estrangeira” (1995).

Continua depois da publicidade

Apesar de ser o seu segundo trabalho como diretor – cargo que, nesse caso, foi dividido com a cineasta Daniela Thomas –, Salles já demonstrava a sua sensibilidade na forma de conduzir narrativas com temas socialmente relevantes e protagonizados por personagens complexos.

No longa, que está disponível no catálogo da Netflix, Salles explora questões como identidade nacional e suas contradições, a solidão e o estrangeirismo.

Conheça a história de "Terra Estrangeira"

O filme se inicia nos anos 1990 em um pequeno apartamento no centro de SP, próximo ao famoso “minhocão”. Nele, vivem Paco (Fernando Alves) e sua mãe Manuela (Laura Cardoso). Enquanto ela sonha em retornar para San Sebastián, cidade espanhola que viveu com os pais na infância, seu filho tem outros planos como um aspirante a ator teatral.

Continua depois da publicidade

O sonho dos dois personagens é bruscamente interrompido com a implementação do Plano Collor, um conjunto de medidas econômicas cujo objetivo era conter a hiperinflação e que contou com o confisco do dinheiro das cadernetas de poupança dos brasileiros.

Por conta desse drama, Manuela acaba falecendo e, em meio às dores do luto e ao fracasso nos palcos, Paco decide dar continuidade ao sonho de sua mãe e partir para San Sebastián. Sem dinheiro, ele recebe uma proposta de financiarem sua viagem, desde que ele aceite entregar um pacote misterioso em Portugal para Miguel (Alexandre Borges).

Entretanto, o destinatário acaba sendo assassinado antes da chegada de Paco. Assim, o protagonista conhece Alex (Fernanda Torres), namorada brasileira de Miguel que trabalha como atendente em um bar.

Continua depois da publicidade

Com o desenrolar da trama, os dois acabam se envolvendo em um esquema de contrabando que transforma as suas vidas em um pesadelo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados