A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 14 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Filme resgata história real dos 'Trens da Felicidade' que mudaram a vida de crianças

Em 1945, o Partido Comunista e a União das Mulheres Italianas organizaram um projeto chamado "Trens da Felicidade"

Kreitlon Pereira

29/10/2025 às 23:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
É estimado que 70 mil crianças italianas pobres atravessaram o país de trem entre os anos de 1945 a 1952

É estimado que 70 mil crianças italianas pobres atravessaram o país de trem entre os anos de 1945 a 1952 | Divulgação

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Itália, que fazia parte do grupo derrotado das Potências Eixo, passou por uma profunda crise econômica e social.

Continua depois da publicidade

A porção Sul do país, que é historicamente mais pobre do que a Norte, foi especialmente afetada e a pobreza só se intensificou.

Em 1945, o Partido Comunista e a União das Mulheres Italianas organizaram um projeto chamado “Trens da Felicidade”, cujo objetivo era melhorar as condições de miséria que as crianças do Sul viviam enviando-as, por uma temporada, para morar com famílias em melhor condição financeira no Norte.

Muitas mães viam no projeto uma forma de seus filhos terem uma vida melhor, pelo menos por um período. É estimado que 70 mil crianças italianas pobres atravessaram o país de trem entre os anos de 1945 a 1952, período em que o projeto durou.

Continua depois da publicidade

Conheça a história de "O Trem Italiano da Felicidade"

Em outubro de 2024, a Netflix lançou o filme original “O Trem Italiano da Felicidade” que imagina a história de uma delas, o menino de 7 anos Amerigo Speranza (Christian Cervone).

A produção, baseada no livro homônimo da romancista italiana Viola Ardone, chegou a ficar entre os 10 filmes mais assistidos da plataforma em sua semana de estreia.

“O Trem Italiano da Felicidade” é ambientado na cidade de Nápoles, em 1946, onde Amerigo mora com sua mãe Antonietta (Serena Rossi). Os dois vivem uma realidade miserável e lutam para sobreviver, o que afeta como se expressa o carinho dessa relação maternal.

Continua depois da publicidade

Quando Antonietta ouve sobre a oportunidade de dar a Amerigo uma condição melhor de vida por meio dos trens da felicidade, ela aproveita. Sem entender muito bem o que estava acontecendo, o personagem embarca em uma viagem para o Norte que iria mudar sua vida para sempre.

Lá, ele encontra a jovem Derna (Barbara Ronchi), que irá cuidar dele. Ao lado dela, Amerigo descobre a sua paixão pela música. Ao fim do inverno, Amerigo precisa voltar para Nápoles, e isso desencadeia uma série de acontecimentos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados