Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
80 voluntárias transformaram retalhos de crochê em uma obra natalina impressionante | Anderlee Lach/Divulgação
Rodeio, em Santa Catarina, ganhou uma atração única neste Natal: uma árvore de crochê gigante, com 12 metros de altura e cerca de 4 mil peças feitas à mão por mais de 80 voluntárias da cidade.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, a estrutura é a maior árvore de crochê do Brasil e homenageia os colonizadores italianos que levaram a tradição para a região.
Doze metros de altura e milhares de quadradinhos feitos à mão surpreendem visitantes /Anderlee Lach/DivulgaçãoPara Mirela Maria Moretto Moser, uma das participantes, o projeto vai além da decoração.
“As nossas nonas trouxeram o crochê da Itália, ensinaram para nossas mães, que nos ensinaram. Por que não homenageá-las neste ano tão especial, que marca os 150 anos da imigração italiana no Brasil?”, disse à NSC TV.
Continua depois da publicidade
Além da árvore gigante, que foi inaugurada no sábado (15/11), 48 árvores menores de crochê foram espalhadas pelas ruas de Rodeio, criando um cenário natalino artesanal único.
A visita à árvore principal passa por uma escadaria decorada com arcos e bolas de crochê.
A montagem exigiu planejamento e cuidado extremo. A estrutura foi dividida em seis módulos, montados como um quebra-cabeça de cima para baixo.
Continua depois da publicidade
Um guindaste auxiliou na instalação final no pátio da cidade.
A estrela que coroou a árvore foi feita pela aposentada Elvira Berri Ochler, que descreveu o processo como “uma aventura” e confessou que a responsabilidade tirou seu sono.
“Comecei copiando o molde do papel e pensei: como vou crochetar algo tão grande? Mas no fim, ficou linda e iluminada”, contou.
Continua depois da publicidade
A árvore de crochê gigante de Rodeio combina arte, tradição e cultura local, atraindo moradores e turistas.
A pequena cidade catarinense entrou para o 'mapa' das decorações natalinas mais criativas do País.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade