A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 06 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Grécia Antiga será tema de documentário ambicioso de estrela do YouTube

Tinôco está prestes a lançar documentário no Tinocando TV e revelou à Gazeta como foi o processo

Bruno Hoffmann

06/12/2025 às 14:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O influenciador Tinôco está prestes a lançar o documentário mais ambicioso da história do Tiinocando TV

O influenciador Tinôco está prestes a lançar o documentário mais ambicioso da história do Tiinocando TV | Divulgação

O canal Tinocando TV, comandado pelo influenciador Marcos Tinôco, está prestes a lançar um documentário ambicioso sobre a Grécia Antiga. A intenção é repassar, com profundidade, a história do período desde a chegada do primeiro ser humano até o surgimento de Jesus Cristo.

Continua depois da publicidade

Conhecido por vídeos em que misturam história e entretenimento, Tinoco contou à Gazeta que começou a gravar o conteúdo sobre o tema há mais de dois anos, e que este será um dos grandes orgulhosos do canal que já ultrapassou 2,5 milhões de seguidores.

O influenciador Marcos Tinôco/Reprodução
O influenciador Marcos Tinôco/Reprodução
O youtuber é conhecido pelos documentários que misturam história e entretenimento/Divulgação
O youtuber é conhecido pelos documentários que misturam história e entretenimento/Divulgação
Projeto da Grécia Antiga existe há mais de 2 anos/Divulgação
Projeto da Grécia Antiga existe há mais de 2 anos/Divulgação
Estúdio de gravação do canal Tinocando TV/Divulgação
Estúdio de gravação do canal Tinocando TV/Divulgação

“A Grécia Antiga é a civilização mais importante do mundo Ocidental, e, por isso, está sendo o maior desafio que já enfrentamos no canal. O documentário terá uma hora e meia, três vezes mais que os vídeos de meia hora que costumamos soltar, mas foi infinitamente mais trabalhoso”, revelou.

Segundo ele, o tópico é especialmente importante porque, a partir daquela nação, é possível contar a história do resto do mundo. O lançamento será entre janeiro e fevereiro, e depois tem a pretensão ainda de soltar documentários sobre o Egito Antigo e a Roma Antiga.

Continua depois da publicidade

"Posso te afirmar que a cultura derivada desse país já chegou até você, principalmente se você vive em uma democracia, se estudou filosofia na escola ou se já assistiu aos Jogos Olímpicos. A Grécia Antiga mudou, para sempre, o andar e o pensar da humanidade", disse, com empolgação.

Epopeia grega

Segundo ele, a ideia surgiu após ler o livro “Os Gregos - A trajetória de um povo que moldou a cultura ocidental”, do russo-americano Isaak Asimov, um de seus escritores favoritos. A partir daí foi buscando outras referências e se aprofundando no tema. A demora para a publicação do resultado tem se tornado uma epopeia entre os colaboradores do canal.

O roteiro revela desde os primeiros humanos que chegaram àquela região dos Bálcãs, passando por filósofos, governantes famosos e esquecidos e cultura das populações, até chegar a Alexandre o Grande, ponto no qual as escolas costumam parar no tema da Grécia Antiga. Mas Tinôco tomou a decisão de seguir até o surgimento de Jesus.

Continua depois da publicidade

“A Grécia Antiga termina quando Alexandre o Grande domina a Grécia. Só que resolvemos contar até Jesus. Para mim, englobar isso é importante porque faz parte de uma história só. Narramos mil anos em um vídeo de um pouco mais de uma hora e meia. É um processo louco e complexo”, destacou.

Ele ficou responsável pelo roteiro, enquanto Edmundo Pires Neto, outro membro da equipe do Tinocando TV, se dedicou à pesquisa. O youtuber afirmou que escrever o roteiro foi complexo porque precisa ter uma ordem cronológica, mas não necessariamente no roteiro inteiro. “Tive um trabalho gigantesco de análise no roteiro, reli várias e várias vezes, para não deixar histórias não fechadas. Quis dizer o mais próximo da perfeição”, lembrou.

O documentário foi gravado inicialmente em 2023 e enviado para uma empresa editar. Só que a editora demorou, e o vídeo foi gravado de novo. A editora, então, disse que não conseguiria entregar o trabalho. O conteúdo foi enviado para outra empresa. E foi novamente gravado.

Continua depois da publicidade

“Imagina que cada material bruto demorou umas 4 horas, e eu regravei três vezes. Foi um trabalhão”.

Embate com professores

Tinôco, mineiro de Conselheiro Lafaiete, não é professor de história, e contou que costuma entrar em "debates gregos" com historiadores que, por vezes, não concordam com o seu estilo de contar o passado.

“Não sou professor, não sou eu que tenho que fazer a pessoa decorar datas ou o nome de períodos históricos. Meu objetivo é fazer com que você compreenda a história, e não decore para uma prova. Os meus documentários são acima de tudo um entretenimento educativo, e precisa ser acessível. Esse é o objetivo maior do canal”, afirmou.

Continua depois da publicidade

O canal tem a tradição de lançar um documentário diferente todo domingo. Entre os temas relatados estão personalidades como Basquiat, Van Gogh, Machado de Assis e Malcom X, e acontecimentos como Alcatraz, a morte de Getúlio Vargas e a Peste Negra.

Além, claro, um sobre a vida de Diógenes, O Cínico, o filósofo grego que é um dos seus grandes ídolos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados