A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 05 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Ibope precisa atualizar a amostra

Matheus Herbert

15/09/2021 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Lance de Palmeiras e Flamengo pelo Brasileirão no domingo

Lance de Palmeiras e Flamengo pelo Brasileirão no domingo | /Reprodução

As mais recentes, a primeira em Londres, na sua sede principal, e a outra, em São Paulo, na preparação do livro Biografia da Televisão Brasileira. Negócio é sério. No entanto, os números de audiência da TV aberta, apresentados nos últimos tempos, têm chamado atenção de executivos das grandes redes. E de todos. Quando se olha, por exemplo, para as médias das transmissões de futebol na Globo, comparadas aos últimos meses, a pergunta que fica é: pra onde foi esse público se, neste caso, a detentora dos direitos é a mesma e não tem como ver aos jogos em outro lugar? A mesma coisa se observa na Record, SBT e Band, em programas como "Power Couple", "Ilha", "Hora do Faro", "Show do Milhão", "Eliana", os realities culinários nas noites de sábado e, ainda, Datena e "Masterchef". Produtos que, mesmo suando a camisa, não atingem números que merecem ou que registravam há pouco tempo. A impressão que se tem é que o público evaporou. Talvez o problema esteja na amostra muito pequena, proporcionalmente à população das praças onde é feita a leitura. A mesma que persiste há anos.

Continua depois da publicidade

TV Tudo

Aritmética . Não é possível admitir que para um universo como o da Grande São Paulo, com mais de 22.4 milhões de pessoas e que cresce a cada ano a aferição continue só em 1.600 domicílios. Ou seja: a população aumenta junto com os domicílios que têm TV e a amostra segue engessada.

Algo estranho. Quando se olha então para o perfil do público, fica ainda pior, porque o que se vê em quase todas as TVs é que elas estão longe das classes mais ricas. A pergunta é: existe peoplemeter em residências do Jardim Europa, Morumbi, Moema ou Itaim Bibi? Parece que não! Mas elas consomem TV aberta. E aí?

Continua depois da publicidade

Outro detalhe. Um glossário da própria Kantar diz que "A característica mais importante de uma amostra não é seu tamanho, e sim a sua representatividade com relação à população total". Tudo bem, mas parece que isso não tem funcionado em alguns lugares do Brasil com amostras muito pequenas. Em praças com 220 domicílios, que são várias, aliás, se dez pessoas decidem não assistir à um determinado programa a audiência vai a zero, do nada. Erro caracterizado.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados