Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Galã da Globo viveu filho de Ana Paula Arósio em 'Terra Nostra' | Reprodução/TV Globo
Na última quarta-feira (7/8), a TV Globo pegou os noveleiros de surpresa ao anunciar a novela "Terra Nostra", de 1999, como a substituta de "História de Amor" na faixa "Edição Especial". Protagonizada por Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda, a trama conta a história da imigração italiana no Brasil através de um romance.
Continua depois da publicidade
Com o anúncio inesperado, curiosidades sobre o folhetim, escrito por Benedito Ruy Barbosa, começaram a bombar nas redes sociais, e uma delas chamou a atenção dos internautas: quem é o ator que interpretou o filho dos mocinhos Matteo e Giuliana? Dica: hoje ele é um dos galãs mais requisitados da emissora!
E aí, já sabe quem é? Isso mesmo, Nicolas Prattes, com apenas 2 anos na época, foi o responsável por dar vida ao personagem Francesquinho, que conquistou o coração do público com sua fofura.
"Terra Nostra" foi a primeira novela do ator. A partir daí, o pequenino, eternizado como filho de Ana Paula Arósio na ficção, demorou 15 anos para voltar a brilhar na tela da TV Globo. Já adulto, Nicolas Prattes participou de obras como "Malhação", "Éramos Seis", "Mania de Você" e muitas outras.
Continua depois da publicidade
Relembre os detalhes do folhetim
Ambientada em São Paulo, a trama tem como plano de fundo a imigração italiana para o Brasil no final do século XIX e sua influência na formação da sociedade nas décadas seguintes. A história é contada através da história de amor dos jovens Matteo e Giuliana, que se conhecem em um navio vindo da Itália e se desencontram chegando em terras brasileiras.
A novela começa a bordo do navio Andrea I, que deixa o porto de Gênova, na Itália, e cruza o Oceano Atlântico transportando centenas de camponeses italianos. Eles fogem da crise econômica no seu país para tentar a sorte no Brasil, que naquele momento precisava de mão de obra para substituir o trabalho escravo nas plantações de café.
Continua depois da publicidade
Entre os imigrantes está o casal Julio (Gianfrancesco Guarnieri) e Ana (Bete Mendes), com a filha, Giuliana (Ana Paula Arósio). Durante a viagem, a mocinha conhece Matteo (Thiago Lacerda), jovem que não tem ninguém no mundo, mas é empreendedor e tem muita esperança de começar uma nova vida. Os dois se apaixonam.
Porém, uma peste se alastra no navio. Os pais de Giuliana morrem e seus corpos são lançados ao mar, para evitar que a doença se espalhe. Matteo também adoece, mas escapa da epidemia com vida. Ele e Giuliana se tornam as únicas referências um do outro.
Os dois chegam ao Brasil decididos a enfrentar juntos o futuro incerto, mas se perdem no desembarque e seguem destinos diferentes.
Continua depois da publicidade
Além de Arósio e Thiago Lacerda, "Terra Nostra" tem em seu elenco outros grandes nomes da teledramaturgia brasileira, como Maria Fernanda Cândido, Antônio Calloni, Raul Cortez, Paloma Duarte, Gabriel Braga Nunes e Ângela Vieira.
Exibido originalmente entre setembro de 1999 e junho de 2000, o folhetim reprisou apenas uma vez na tv aberta primeira, no "Vale a Pena Ver de Novo", em 2004, em uma versão enxuta, com apenas 106 capítulos.
A obra de Benedito Ruy Barbosa, um dos maiores autores da TV Globo e dono de outros clássicos como "O Rei do Gado", "Pantanal" e "Cabocla", será a primeira novela das 21h a ser exibida na faixa "Edição Especial", como parte das comemorações aos 60 anos da emissora, e tem previsão de reestrear no dia 1 de setembro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade