A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 16 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Linha 4-Amarela faz homenagem gratuita para sambista histórica

Exposição retrata a biografia da artista por meio de um mapa do Rio de Janeiro

Lucas Souza

31/10/2025 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Clementina de Jesus completaria 100 anos de vida, mas faleceu em 1987

Clementina de Jesus completaria 100 anos de vida, mas faleceu em 1987 | Reprodução

A Motiva vai transformar a Estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela, em um grande palco de celebração à sambista que marcou a história da música brasileira.

Continua depois da publicidade

O projeto Centenários homenageará, a partir desta quinta-feira (30/10), Clementina de Jesus em uma exposição interativa que celebra sua trajetória, sua voz única e seu legado no resgate dos cantos negros tradicionais e na popularização do samba.

Como parte do mesmo projeto, a linha 4-Amarela homenageou Luiz Gonzaga em agosto de 2025.

Atrações

A nova exposição convida os clientes da ViaQuatro a mergulhar em uma experiência imersiva que conecta arte, memória e representatividade, celebrando o legado de uma das maiores vozes da música brasileira.

Continua depois da publicidade

Com mais de 66 peças distribuídas por toda a estação, a mostra apresenta painéis como “A Vida de Clementina de Jesus”, que retrata a biografia da artista por meio de um mapa do Rio de Janeiro, sua cidade de origem, e a vitrine “O Samba é Nosso”, que exibe réplicas dos principais instrumentos de samba utilizados ao longo de sua carreira.

As pilastras da estação exibirão algumas das citações mais marcantes da artista, e um painel especial destacará palavras brasileiras que refletem nossa ancestralidade africana.

Os clientes também poderão realizar suas viagens ao som da rainha negra do samba: portas, paredes e janelas do vagão serão decoradas com citações e elementos que remetem à cantora, enquanto as escadas da estação receberão adesivos com letras de suas músicas em homenagem à Clementina.

Continua depois da publicidade

Além disso, a exposição contará com uma obra em grafite assinada pelo artista Negro Muro, inspirada nos grafites da Pequena África, no centro do Rio de Janeiro, trazendo ainda mais identidade cultural ao espaço.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados