Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Artista venceu um processo por racismo movido contra Marcão do Povo | Reprodução/Facebook e Instagram
A cantora Ludmilla publicou um comunicado em suas redes sociais nesta terça-feira (13/5), anunciando que venceu um processo por racismo movido contra o apresentador do SBT, Marcão do Povo.
Continua depois da publicidade
“Em 2017, fui chamada de ‘pobre macaca’ por um apresentador ao vivo na TV aberta. Hoje, finalmente, foi reconhecido o racismo que tentei denunciar lá atrás. Essa vitória não apaga a dor, mas reforça que racismo é crime e tem consequência. Agradeço ao sistema judiciário brasileiro por apoiar essa luta. Justiça foi feita!”, escreveu.
Ainda em 2017, época do ocorrido, Ludmilla moveu uma ação judicial por injúria racial contra o comunicador.
Em primeira instância, a Justiça condenou Marcão do Povo a um ano e quatro meses de prisão em regime aberto. além de uma indenização de R$ 30 mil, que deveria ser destinada a uma instituição voltada à causa racial e ao combate ao racismo.
Continua depois da publicidade
No entanto, em dezembro de 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu absolver Marcão, alegando que a principal evidência apresentada, um vídeo editado, comprometeu a validade da acusação.
A decisão causou revolta nas redes sociais, e a cantora recorreu à Justiça, comemorando a vitória do caso nesta semana.
O apresentador Marcão do Povo, na época do ocorrido, estava no comando do programa Balanço Geral DF na Record TV, fez comentários como “pobre macaca” durante uma transmissão ao vivo, ao se referir à cantora.
Continua depois da publicidade
A fala aconteceu enquanto ele comentava uma notícia sobre a artista, que teria se recusado a tirar fotos com fãs alegando estar resfriada. O comentário foi criticado nas redes sociais.
Após o episódio, o apresentador foi demitido da Record TV, mas foi contratado pelo SBT, que alegou que a situação era um problema pessoal do apresentador, ocorrido antes de sua chegada à emissora.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade