A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 29 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Luiz Lara conecta passado, presente e futuro em biografia exclusiva

Em autobiografia publicada pela Matrix Editora, empresário revela bastidores do mercado e reflexões sobre o futuro da comunicação

Matheus Herbert

29/09/2025 às 16:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Luiz Lara oferece uma imersão única na própria trajetória como um dos mais influentes empreendedores da comunicação no Brasil

Luiz Lara oferece uma imersão única na própria trajetória como um dos mais influentes empreendedores da comunicação no Brasil | Divulgação

Em 'A Alma Brasileira do Negócio - Da era de ouro à era digital, como a comunicação transforma o mundo', Luiz Lara oferece uma imersão única na própria trajetória como um dos mais influentes empreendedores da comunicação no Brasil.

Continua depois da publicidade

Escrita em parceria com o jornalista Thales Guaracy e publicada pela Matrix Editora, a obra resgata as origens do biografado, revela os bastidores da criação da Lew’Lara, agência cofundada em 1992 com Jaques Lewkowicz, e reflete sobre a consolidação tecnologia e da IA no mercado publicitário.

Retrato da evolução da publicidade no Brasil e testemunho de como a comunicação molda negócios e sociedades, o lançamento detalha a participação de Lara na realização campanhas icônicas que marcaram gerações, como a ascensão da TIM, o crescimento da Adidas, a humanização do Banco Real, depois Santander, as campanhas de Natura e Nissan, a transformação da Schincariol em Schin, e a inesquecível campanha da Friboi estrelada por Tony Ramos.

Força da propaganda 

O empresário mostra como a propaganda não apenas vende, mas educa, cria hábitos e conecta emocionalmente pessoas e marcas. Para isso, o autor traça um panorama da evolução da publicidade, desde a chamada “Era de ouro”, marcada pelas premiações internacionais, até a revolução digital impulsionada pela popularização dos smartphones.

Continua depois da publicidade

Ao compartilhar experiências pioneiras em marketing, ele reforça que a verdadeira força da comunicação reside no talento humano, na criatividade e na ousadia, fatores que destaca como insubstituíveis para qualquer negócio.

Lara destaca a inteligência artificial e as ferramentas digitais como recursos para otimizar processos, mas que não substituem a intuição e a sensibilidade dos profissionais da área.

Sem esconder os momentos de dificuldades, Lara compartilha desafios pessoais e empresariais, como os episódios de instabilidade econômica durante a trajetória da Lew’Lara e o período de depressão após a venda da agência, em 2007. O autor também lança um olhar para o futuro da comunicação, destacando a integração definitiva entre mídias digitais e tradicionais, a personalização contínua das experiências de consumo e o uso da tecnologia como apoio.

Continua depois da publicidade

Transformação dos negócios 

A Alma Brasileira do Negócio revela como a publicidade, guiada por ética, propósito e criatividade, pode transformar negócios, gerar impacto social e deixar um legado duradouro.

Ao combinar memórias, análises de mercado, filosofia de gestão e exemplos concretos, Luiz Lara se consolida como referência para empreendedores, publicitários e qualquer pessoa interessada em entender a força transformadora da comunicação no Brasil.

Ficha técnica

Título: A Alma Brasileira do Negócio - Da era de ouro à era digital, como a comunicação transforma o mundo
Autoria: Luiz Lara com Thales Guaracy
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-602-5
Páginas: 184
Preço: R$ 54
Onde encontrar: Matrix Editora, Amazon

Continua depois da publicidade

Luiz Lara 

Luiz Lara é publicitário e fundador da Lew'Lara\TBWA e da iD\TBWA. Profissional de atendimento e planejamento, atuou na construção e no posicionamento de muitas marcas e conquistou vários prêmios ao longo de sua carreira, entre eles Caboré, Colunistas e Effie.

Atualmente é chairman do Grupo TBWA no Brasil e sócio da TO BE GOOD, atuando em advocacy e comunicação. Foi presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) e organizou o 4º e o 5º Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação. É presidente pro bono do Conselho do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) e membro da Assembleia Geral da ESPM.

Atua em várias organizações do terceiro setor: é membro do Conselho da Childhood, do Instituto de Cidadania Empresarial, da Fundação Osesp e da Fundação Bienal de São Paulo, entre outras instituições.

Continua depois da publicidade

Encontro em São Paulo 

A reportagem da Gazeta divulgou que será realizada mais uma edição do Clube de Protagonistas do Brasil com Mastermind e Fórum das Américas

O objetivo do encontro é reunir na capital paulista empresários, executivos e empreendedores para discutir o mercado.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados