Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, um dos maiores eventos culturais LGBT+ da América Latina | Marcello Camargo/Agência Brasil
A cidade de São Paulo sedia, a partir desta quarta-feira (12/11), a 33ª edição do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, um dos maiores eventos culturais LGBT+ da América Latina.
Continua depois da publicidade
Com o tema “A gente quer+”, a programação se estende até o dia 23 de novembro, reunindo cinema, teatro, música, literatura, performances, games e festas em diversos espaços da cidade.
Nesta edição, o festival amplia suas fronteiras criativas ao incluir uma mostra competitiva de filmes produzidos com inteligência artificial, a primeira do tipo no evento.
Serão 24 produções, sendo 19 delas em disputa, além de cinco obras internacionais selecionadas pelo Festival Internacional de Vídeo e Inteligência Artificial (Fivia), de Marselha, na França.
Continua depois da publicidade
Além de ocupar diferentes espaços da capital, o festival também expande sua programação para o interior paulista, com exibições e atividades no Sesc São Carlos e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A cerimônia de abertura exibe o longa francês “Me ame com ternura”, de Anna Cazenave Cambet, exibido na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes.
A trama acompanha Clémence (Vicky Krieps), uma advogada que decide romper o casamento e redescobrir sua sexualidade ao se relacionar com outras mulheres, enfrentando o desafio de conciliar liberdade e maternidade.
Continua depois da publicidade
Na mesma noite, ocorre também a entrega do Prêmio Ícone Mix, que homenageia a atriz e cantora Marisa Orth, presença marcante no evento desde 1999 com o irreverente Show do Gongo.
A mostra de cinema reúne 142 filmes de 33 países e 18 estados brasileiros, sob curadoria de Marcio Miranda Perez, com sessões em locais como CineSesc, Centro Cultural São Paulo (CCSP), Spcine Olido, Instituto Moreira Salles (IMS Paulista), Reserva Cultural, Museu da Diversidade Sexual e Museu da Imagem e do Som (MIS).
Entre os destaques estão Twinless – Um Gêmeo a Menos, vencedor do Prêmio do Público em Sundance, e O Olhar Misterioso do Flamingo, ganhador do Prêmio do Júri em Cannes.
Continua depois da publicidade
O Mix Literário deste ano convida a escritora francesa Anne Pauly para um bate-papo sobre literatura lésbica, seguido de uma participação da autora como DJ na festa de abertura.
Nas artes cênicas, um dos destaques é a montagem Hospital de Puppet, ópera híbrida criada por Thomas Brennan, Miguel Noya e Gustavo Sol, em parceria com a Universidade de Artes de Estocolmo.
O festival conta com apoio da Temporada França–Brasil 2025 e de instituições internacionais. A entrada é gratuita em grande parte da programação, com sessões pagas em alguns espaços.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade