A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 10 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Marcos Almeida lança versão de 'Paciência', emblemática canção do pernambucano Lenine

Single abre sequência de releituras de grande canções da MPB no projeto "Canções para Morar em Tempos Difíceis"

Leonardo Sandre

18/10/2023 às 14:17  atualizado em 18/10/2023 às 14:26

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cantor Marcos Almeida interpreta uma canção de um cantor popular e entre tantas riquezas do cancioneiro brasileiro, a faixa escolhida a dedo foi a clássica "Paciência"

Cantor Marcos Almeida interpreta uma canção de um cantor popular e entre tantas riquezas do cancioneiro brasileiro, a faixa escolhida a dedo foi a clássica "Paciência" | Divulgação

Pela primeira vez o cantor Marcos Almeida interpreta uma canção de um cantor popular e entre tantas riquezas do cancioneiro brasileiro, a faixa escolhida a dedo foi a clássica “Paciência”, do compositor pernambucano Lenine em parceria com Dudu Falcão. A versão de Marcos chega no dia 18 de outubro ao Spotify com arranjo que expõe ainda mais o acalento da letra e é a primeira parte do projeto “Canções para Morar em Tempos Difíceis”, que ganhará companhia de outras faixas da MPB tecidas no sentimento de esperança.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Enquanto o tempo acelera e pede pressa/ Eu me recuso/ faço hora/ vou na valsa/ A vida tão rara”. Versos como este fizeram de “Paciência” uma das canções mais emblemáticas da MPB do início dos anos 2000. Lançada no álbum ‘Na Pressão’, de 1999, a faixa de dedilhados com  guitarra, violão e clima feito com sintetizadores é o maior sucesso de Lenine até hoje e as frases que a compõem têm lugar cativo na biografia de milhares de perfis em redes sociais. 

Artista de sensibilidade aflorada para a positividade, Marcos Almeida debuta ao lançar uma canção não composta por ele justamente com a mensagem de que “a vida não para” e questionando o ouvinte: “será que temos esse tempo pra perder?”. A gravação mostra diálogos com o maior sucesso de Marcos:“Sê valente, sê valente”. Os versos dialogam na mensagem reflexiva e incentivadora, não só de ambas as canções, mas da discografia de Marcos. 

Continua depois da publicidade

É difícil mexer em canções tão peculiares e acrescentar algo que faça diferença de fato. Para realizar esse novo ciclo, Marcos Almeida contou com a colaboração do renomado arranjador e guitarrista Wanderson Lopez, que conseguiu traduzir as releituras para o universo do intérprete sem macular a mensagem original. “O arranjo está muito bonito. A equipe do Lenine liberou e fiquei felicíssimo. Todo mês vou lançar uma recriação de músicas brasileiras tecidas na esperança”, revela Marcos que conseguiu conferir à “Paciência” uma sonoridade enriquecida e cheia graças à adição de violões folk, percussão brasileira, guitarras art rock e um final pop (épico).

Marcos Almeida detalha que os motivos para a regravação de ‘Paciência’ passam longe da aleatoriedade: “Como é que o brasileiro sente dor? Como ele sai desses buracos? Eu fui atrás dessas respostas. O que nós ouvimos para nos sentirmos melhor? Fiz uma pesquisa por alguns anos e recolhi mais de 150 canções, depois 50 e aí reduzi a 5. A do Lenine foi a primeira que fluiu. Ela traz essa mensagem de esperança, de esperar porque as coisas vão dar certo”.

Já com a nova canção no repertório, Marcos Almeida fará uma turnê especial pela Europa começando por Portugal, onde realiza apresentações no dia 25 de outubro na cidade do Porto e dia 28 em Lisboa. O mês de novembro começa com apresentação em Bruxelas, na Bélgica, em 2 de novembro. Em seguida, dia 3, o cantor desembarca em Amsterdam, na Holanda, concluindo a turnê no dia 4 de dezembro, em Londres.

Continua depois da publicidade

Serviço

  • 25 de outubro, quarta - Porto
  • 28 de outubro, sábado - Lisboa
  • 2 de novembro, quinta - Bruxelas, secret place near the city center
  • 3 de novembro, sexta - Amsterdam, Munganga Theatre
  • 4 de novembro, sábado - Londres, Off The Cuff
     

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados