Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Artista atuou em mais de 200 filmes e ficou conhecido no Brasil por "Bacurau" e "O Agente Secreto" | Divulgação
O ator alemão Udo Kier, estrela de “Bacurau” e “O Agente Secreto”, morreu neste domingo (23/11), aos 81 anos. A informação foi publicada inicialmente pela revista americana Variety e confirmada posteriormente por seu companheiro, o artista Delbert McBride.
Continua depois da publicidade
Não foram divulgados detalhes sobre a morte de Kier e nem a causa. O artista atuou em mais de 200 filmes, e suas colaborações com o artista Andy Warhol estão entre as mais reconhecidas, segundo a crítica especializada.
Alguns dos destaques foram “Carne para Frankenstein” e “Sangue para Drácula”, ambos dirigidos por Paul Morrissey e produzidos por Warhol.
Udo Kier se tornou conhecido no Brasil por suas atuações nos filmes do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho: “O Agente Secreto”, atualmente em cartaz, e “Bacurau”, de 2019.
Continua depois da publicidade
Já para o público americano, sua primeira aparição foi no longa “Garotos de Programa”, de 1991. No filme, ele teve um papel de coadjuvante ao lado de River Phoenix e Keanu Reeves.
Ele trabalhou com diversos diretores internacionais, como Lars von Trier, Werner Herzog, Rainer Werner Fassbinder, Dario Argento, Walerian Borowczyk, Charles Matton, Guy Maddin e Alexander Payne.
A carreira de Udo foi marcada por sua parceria com Lars von Trier. A união entre ator e diretor se iniciou nos anos 1980, com “Epidemia”.
Continua depois da publicidade
Na sequência, Kier atuou em “Europa” (1991) e depois em vários episódios da série de terror e suspense “The Kingdom”, ao longo dos anos 1990 e 2000.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade