Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
MTV enfrenta sua segunda descontinuação no País | Reprodução/Youtube
Seis canais da TV por assinatura pertencentes à Paramount deixarão de ser transmitidos no Brasil a partir de 31 de dezembro deste ano. Entre eles estão nomes que marcaram gerações, como MTV e Nickelodeon, além de Nick Jr., Paramount Channel, MTV Live e Comedy Central.
Continua depois da publicidade
O encerramento das transmissões representa um marco no cenário televisivo brasileiro. A MTV enfrenta sua segunda descontinuação no País.
A emissora já havia deixado o ar em 2013, após operar por 23 anos sob licença do Grupo Abril, período em que lançou programas emblemáticos como Hermes & Renato, Fudêncio e Seus Amigos e Acesso MTV.
Ícone da cultura pop dos anos 2000, a Nickelodeon também ficou conhecida por séries como Drake & Josh e iCarly e chegou a figurar entre os dez canais mais assistidos da TV por assinatura na década de 2010.
Continua depois da publicidade
A estratégia faz parte de uma reestruturação global da empresa, que pretende concentrar seus investimentos e esforços na área de streaming, por meio das plataformas Paramount+ e Pluto TV.
O encerramento dos canais musicais da MTV reflete mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra um aumento do serviço de streaming de vídeo (presente em 43% dos lares com TV) e a diminuição do consumo da televisão por assinatura tradicional.
Segundo reportagens de veículos internacionais, a Paramount também planeja encerrar canais musicais da MTV em outros países, incluindo Austrália, Polônia e França. A empresa não divulgou cronograma específico para essas operações.
Continua depois da publicidade
A mudança, no entanto, não afetará a transmissão de competições esportivas, como a Libertadores, que continuará disponível nas plataformas digitais da companhia.
O foco da Paramount, segundo a publicação, será ampliar a presença no mercado de tecnologia e oferecer conteúdo diretamente ao consumidor, sem intermediação das operadoras de TV.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade