A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 17 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

'Ópera do Malandro', clássico de Chico Buarque, ganha montagem inédita em São Paulo

Nova montagem do clássico de Chico Buarque estreia em janeiro no Teatro Renault, com José Loreto e direção de Jorge Farjalla

Mari Ribeiro

17/12/2025 às 20:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Produção revisita o texto clássico de Chico Buarque

Produção revisita o texto clássico de Chico Buarque | Mauricio Nahas

Um dos pilares do teatro musical brasileiro, o espetáculo "Ópera do Malandro" chega a São Paulo em uma nova montagem a partir de 23 de janeiro de 2026, no Teatro Renault, na região central da cidade, com temporada prevista até 15 de março e apresentações de sexta a domingo.

Continua depois da publicidade

A produção revisita o texto clássico de Chico Buarque, inspirado na obra "Ópera dos Três Vinténs", de Bertolt Brecht e Kurt Weill, mantendo seu viés crítico e revisitando temas como moralidade, poder, corrupção e liberdade, sempre com o humor ácido e a poesia característicos do cantor carioca, em uma adaptação e encenação assinadas por Jorge Farjalla. 

Detalhes da montagem

Em comemoração aos quase cinquenta anos do texto original, que teve sua estreia em 1978, dirigida por Luís Antônio Martinez Corrêa, a peça busca uma leitura que dialogue com o presente, ressaltando as raízes populares da obra e sua herança brechtiana.

Com clássicos como "Folhetim" e "Geni e o Zepelin", músicas escritas por Chico Buarque para a montagem e que, quase instantaneamente, caíram na boca do povo, Farjalla propõe para esta nova e inédita montagem uma estética festiva e participativa para a encenação, aproximando o público da trama.

Continua depois da publicidade

No centro da narrativa, ambientada no bairro carioca da Lapa dos anos 40, está Max Overseas Navalha, um contrabandista bem-sucedido cujo casamento secreto com Teresinha, filha de Duran e Vitória Régia, donos de uma rede de bordéis e aspirantes à alta sociedade, desencadeia uma série de conflitos entre corrupção, alianças e traições, formando uma engrenagem social que espelha a hipocrisia e os arranjos de poder no Brasil. 

Elenco estrelado e equipe criativa

A produção reunirá um elenco de nomes consagrados do teatro e da televisão brasileira. No papel principal, José Loreto será Max Overseas Navalha, ao lado de Carol Costa, que interpretará Teresinha, Ernani Moraes como Duran, e Totia Meirelles como Vitória Régia.

Amaury Lorenzo, novato no teatro musical, mas já conhecido na televisão, assumirá a dupla função de interpretar Chaves e Tigrão, Valéria Barcellos será Geni e Andrezza Massei viverá Lúcia. 

Continua depois da publicidade

A equipe criativa é liderada pelo diretor e adaptador Jorge Farjalla, com Gui Leal na direção musical. A montagem também conta com direção coreográfica de Leilane Teles, cenografia de Chris Aizner e figurinos assinados por Farjalla e Ùga Agú, entre outros profissionais de arte, som e luz.

Serviço - "Ópera do Malandro"

Onde? Teatro Renault - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 - Republica, São Paulo 

Continua depois da publicidade

Quando? A partir de 26 de janeiro de 2026

Quanto? De R$ 25 a R$ 375; ingressos disponíveis na plataforma Tickets for Fun

Classificação: 14 anos

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados