Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Produção revisita o texto clássico de Chico Buarque | Mauricio Nahas
Um dos pilares do teatro musical brasileiro, o espetáculo "Ópera do Malandro" chega a São Paulo em uma nova montagem a partir de 23 de janeiro de 2026, no Teatro Renault, na região central da cidade, com temporada prevista até 15 de março e apresentações de sexta a domingo.
Continua depois da publicidade
A produção revisita o texto clássico de Chico Buarque, inspirado na obra "Ópera dos Três Vinténs", de Bertolt Brecht e Kurt Weill, mantendo seu viés crítico e revisitando temas como moralidade, poder, corrupção e liberdade, sempre com o humor ácido e a poesia característicos do cantor carioca, em uma adaptação e encenação assinadas por Jorge Farjalla.
Em comemoração aos quase cinquenta anos do texto original, que teve sua estreia em 1978, dirigida por Luís Antônio Martinez Corrêa, a peça busca uma leitura que dialogue com o presente, ressaltando as raízes populares da obra e sua herança brechtiana.
Com clássicos como "Folhetim" e "Geni e o Zepelin", músicas escritas por Chico Buarque para a montagem e que, quase instantaneamente, caíram na boca do povo, Farjalla propõe para esta nova e inédita montagem uma estética festiva e participativa para a encenação, aproximando o público da trama.
Continua depois da publicidade
No centro da narrativa, ambientada no bairro carioca da Lapa dos anos 40, está Max Overseas Navalha, um contrabandista bem-sucedido cujo casamento secreto com Teresinha, filha de Duran e Vitória Régia, donos de uma rede de bordéis e aspirantes à alta sociedade, desencadeia uma série de conflitos entre corrupção, alianças e traições, formando uma engrenagem social que espelha a hipocrisia e os arranjos de poder no Brasil.
A produção reunirá um elenco de nomes consagrados do teatro e da televisão brasileira. No papel principal, José Loreto será Max Overseas Navalha, ao lado de Carol Costa, que interpretará Teresinha, Ernani Moraes como Duran, e Totia Meirelles como Vitória Régia.
Amaury Lorenzo, novato no teatro musical, mas já conhecido na televisão, assumirá a dupla função de interpretar Chaves e Tigrão, Valéria Barcellos será Geni e Andrezza Massei viverá Lúcia.
Continua depois da publicidade
A equipe criativa é liderada pelo diretor e adaptador Jorge Farjalla, com Gui Leal na direção musical. A montagem também conta com direção coreográfica de Leilane Teles, cenografia de Chris Aizner e figurinos assinados por Farjalla e Ùga Agú, entre outros profissionais de arte, som e luz.
Serviço - "Ópera do Malandro"
Onde? Teatro Renault - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 - Republica, São Paulo
Continua depois da publicidade
Quando? A partir de 26 de janeiro de 2026
Quanto? De R$ 25 a R$ 375; ingressos disponíveis na plataforma Tickets for Fun
Classificação: 14 anos
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade