A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 02 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Os cuidados ao cortar as unhas do pet em casa

Diferente dos humanos, as unhas de cães e gatos são vascularizadas, podendo sangrar ou doer, se não houver os cuidados necessários

08/05/2020 às 01:00  atualizado em 08/05/2020 às 11:41

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
"No geral, precisam de corte os cães que ficam em ambientes de piso frio. No caso dos gatos, só há necessidade de corte se os mesmos estiverem arranhando os móveis da casa", diz Adriana

"No geral, precisam de corte os cães que ficam em ambientes de piso frio. No caso dos gatos, só há necessidade de corte se os mesmos estiverem arranhando os móveis da casa", diz Adriana | Chalabala

Com o distanciamento social se prolongando, muitos tutores já precisam cortar as unhas dos pets em casa. Contudo, diferente dos humanos, as unhas de cães e gatos são vascularizadas, podendo sangrar ou doer, se não houver os cuidados necessários.

Continua depois da publicidade

O tamanho inadequado da unha pode fazer com que ela lasque ou quebre, gerando infecção ou inflamação. As unhas grandes também podem ocasionar quedas, por conta do desequilíbrio. Contudo, alerta a veterinária Adriana Souza dos Santos, da Amahvet, não são todos os animais que precisam de corte.

"Sabemos que há necessidade do corte quando o animal começa a ter desconforto no andar, podendo se ouvir as garras ou unhas batendo contra o chão. No geral, precisam de corte periódico os cães que só ficam em ambientes de piso frio, pois o desgaste natural não acontece. No caso dos gatos, só há necessidade de corte se os mesmos estiverem arranhando os móveis da casa."

Para cortar as unhas é preciso uma tesoura especial, comprada em pet shops, que deve obedecer o tamanho do pet. Na hora de cortar, é necessário conter o animal para evitar que se mexam durante o procedimento. Além disso, o corte deve ser na diagonal da unha, em 45º, alguns milímetros antes de atingir os vasinhos.

Continua depois da publicidade

"Se o cão tiver as unhas brancas, corte apenas a zona branca, mas se tiver as unhas pretas apare apenas a ponta da unha para evitar atingir a área irrigada. Nos felinos, é preciso expor cada garrinha, apertando cada dígito na base da unha, cortando as pontas no sentido diagonal, respeitando o limite da derme", finaliza a veterinária. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados