Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O lar costuma ser onde nos sentimos mais seguros e com os animais não é diferente. Contudo, pequenas coisas, que não chamam a atenção dos humanos, podem representar grande perigo para os bichos. Dessa forma, quem escolhe ter um pet, deve redobrar os cuidados em casa.
Continua depois da publicidade
Segundo a veterinária Bianca Bennati, da clínica SPet da Cobasi São Bernardo Faria Lima, janelas, sacadas, portões vazados e escadas representam muito perigo para os bichinhos dentro de casa.
"No caso dos gatos o mais comum é a queda pela sacada, principalmente em apartamentos. Existe uma síndrome chamada "síndrome do gato paraquedista" onde os gatos caem por falta de atenção, desequilíbrio ou distração e acabam se ferindo. A garagem pode ser perigosa durante a entrada e saída do veículo, correndo o risco de atropelamento. Outro perigo é o portão vazado, o animal pode sofrer intoxicação por alguma coisa jogada pelo vão. Escadas são perigosas para animais cegos ou idosos e locais com piscina precisam de alguma grade ou proteção, para que o animal não caia e acabe se afogando."
Os locais onde ficam remédios e produtos de limpeza também merecem atenção redobrada, bem como os brinquedos das crianças. "Cachorros, principalmente filhotes, podem ingerir brinquedos ou tecidos que não irão sair pelo intestino, necessitando de cirurgia para retirada", alerta Bianca.
Continua depois da publicidade
Telar janelas e sacadas, guardar remédios e produtos de limpeza em locais fechados e de difícil acesso, limitar a entrada dos pets a determinados ambientes são atitudes que ajudam a prevenir acidentes. (Gladys Magalhães)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade