Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
As estátuas das mulheres de areias da Praia dos Pescadores em Itanhaém inspiraram a obra da teledramaturgia de mesmo nome exibida nos anos de 1970 pela extinta TV Tupi | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Algumas praias do litoral paulista já foram cenário de novelas famosas. O município de Itanhaém, por exemplo, recebeu as gravações da obra “Mulheres de Areia”, uma das mais famosas e consagradas da história da televisão brasileira.
Continua depois da publicidade
Escrita por Ivani Ribeiro, a novela foi exibida na extinta TV Tupi, de março de 1973 a fevereiro de 1974, e se tornou um ícone da teledramaturgia brasileira. Segundo a prefeitura de Itanhaém, a novela foi gravada na Praia dos Pescadores, que até hoje é cartão postal da cidade.
Além de “Mulheres de Areia”, o bairro do Suarão – ainda em Itanhaém – foi palco da novela “O Espantalho”, de 1977, também escrita por Ivani Ribeiro e produzida pelos Estúdios Silvio Santos.
A cidade de Santos se destacou como cenário para a novela “Éramos Seis”, exibida em 2019 pela TV Globo. A trama foi baseada no livro de mesmo nome da escritora brasileira Maria José Dupré, e foi ambientada na década de 1920.
Continua depois da publicidade
As gravações ocorreram em diferentes locais da cidade, como, por exemplo, o Centro Histórico de Santos e a Praia do José Menino, com a presença de cerca de 30 figurantes locais. A produção também contou com o apoio logístico da Santos Film Commission, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Governo (Segov).
Em 2018, a TV Globo exibia a novela “O Tempo Não Para”, a trama, que misturava comédia com drama, contava a história de uma família que, após um acidente no século 19, é congelada e desperta no século 21. As primeiras cenas da novela foram gravadas na Praia de Pernambuco, no Guarujá.
A cidade também foi escolhida para gravar a novela “Vende-se Um Véu de Noiva”, exibida pelo SBT.
Continua depois da publicidade
Essas produções reforçam as cidades da Baixada Santista como um importante polo de gravações em São Paulo, atraindo não só turistas, mas também profissionais da indústria audiovisual que buscam infraestrutura e paisagens paradisíacas para suas produções.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade