Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Dançarinos de break durante performance na estação de metrô São Bento, em São Paulo | Folhapress
O Sesc 24 de Maio prepara uma nova exposição sobre a cultura do hip hop em São Paulo. A mostra “HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break” ficará aberta para visitação de 24 de julho a 29 de março de 2026.
Continua depois da publicidade
Por meio de gestos, sons e imagens, a mostra reconstrói a revolução urbana que transformou pontos da cidade em palcos de resistência – entre eles a estação São Bento, a Praça Roosevelt, o Parque Ibirapuera e a famosa esquina da 24 de Maio com a Dom José de Barros.
No Vale do Anhangabaú, em outra ação, o evento Aniversário Sampa Master - 30 Anos reúne dança, música e carros estilosos no próximo domingo (27/7).
HIP-HOP 80’sp tem idealização e curadoria compartilhada por vozes e testemunhas da cena, como OSGEMEOS, Rooneyoyo O Guardião, KL Jay, Thaíde, as pioneiras Sharylaine e Rose MC e o b-boy ALAM Beat.
Continua depois da publicidade
As mais de 3 mil peças apresentadas são oriundas de coleções pessoais, como a do Nelson Triunfo, Billy, Pierre, Ricardinho e Renilson do grupo Electric Boogies, além de acervos históricos nacionais e internacionais.
Somam-se a essas relíquias equipamentos de som originais, flyers de bailes black, roupas de época, colaborações do Museum of Graffiti (Miami) e outros objetos que testemunham uma era em que o improviso se reafirmou como linguagem criativa.
Além da mostra, o Sesc 24 de Maio promove dois encontros com Martha Cooper e Henry Chalfant, nesta quarta-feira (24/7), e com Michael Holman, nesta quinta-feira (25/7).
Continua depois da publicidade
Martha Cooper é referência de registros fotográficos das cenas do grafite e breaking do Bronx na virada das décadas de 1970 para 1980.
Henry Chalfant é um artista multimídia e figura-chave na história do hip hop e da chamada “downtown scene” na Manhattan dos anos 1980.
Já Michael Holman é o artista visual que imortalizou as primeiras batalhas de break, segundo informações do Sesc.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Bruno Hoffmann
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade