Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O cantor e compositor Milton Nascimento criou a letra de 'Coração de Estudante' | Reprodução
Um dos maiores clássicos da música brasileira, “Coração de Estudante” foi composta por Milton Nascimento e Wagner Tiso, e ganhou as rádios do País a partir de 1983. Logo ganhou um fã ilustre: o deputado Tancredo Neves, mineiro como os compositores.
Continua depois da publicidade
A parte musical da canção havia sido composta originalmente por Tiso para outro líder político. Era um dos temas instrumentais do documentário Jango, do diretor Silvio Tendler, em homenagem ao gaúcho João Goulart, presidente deposto pelo golpe militar em 1964.
Após o filme ganhar as telas de cinema, Milton decidiu pôr a letra, fato incomum em sua carreira. Inspirou-se em Edson Luís, um dos primeiros estudantes mortos pela ditadura militar, em 1968. Os versos foram surgindo um a um, naturalmente.
Para batizar, se lembrou de uma flor muito comum em Minas, a coração-de-estudante. A novidade foi lançada durante as Diretas-Já, movimento que tinha como um dos líderes justamente Tancredo. Todo esse cenário ajudou a colocar a canção como um hino da juventude.
Continua depois da publicidade
As eleições diretas não foram aprovadas, mas o político mineiro foi escolhido como o primeiro presidente civil desde 1964. Morreu, porém, antes de tomar posse.
Não houve matéria na TV ou no rádio sobre Tancredo sem a canção como fundo musical, que se encerra com a mistura de tristeza e esperança que permeava o País naquele momento: "Alegria e muito sonho / Espalhados no caminho / Verdes, planta e sentimento / Folhas, coração / Juventude e fé".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade