Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Passeio ao MSP Estúdio ocorre de segunda a sexta-feira, com três horários disponíveis | Monise Souza/Gazeta de S. Paulo
Considerado um dos passeios culturais mais encantadores de São Paulo, o tour oficial pelos estúdios da Mauricio de Sousa Produções (MSP) está de volta com nova edição especial para as férias escolares de julho.
Continua depois da publicidade
Com duração de duas horas e estrutura acessível, a visita guiada oferece uma imersão real nos bastidores da criação de personagens como Mônica, Cebolinha, Casca, Magali e Horácio, ícones que há mais de seis décadas fazem parte da infância (e da vida adulta) de milhões de brasileiros.
O passeio ocorre de segunda a sexta-feira, com três horários disponíveis: das 9h30 às 11h30, das 13h30 às 15h30 e das 16h30 às 18h30.
Os grupos se encontram no ponto de embarque, no E Business Park, na rua Werner Von Siemens, 111, Lapa de Baixo, de onde partem para o estúdio da MSP, também na zona oeste de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Além da visita, o Parque da Mônica, maior parque coberto da América Latina, no Shopping SP Market, em São Paulo, comemora 10 anos com a estreia do espetáculo musical “A Grande Celebração”.
Mais do que uma atração turística, o passeio tem um forte viés educativo e cultural. Durante a visita, o público aprende sobre técnicas de ilustração, produção gráfica, desenvolvimento de personagens, storytelling e os marcos históricos da MSP.
A experiência foi pensada para agradar desde crianças até adultos nostálgicos e profissionais da área de criação.
Continua depois da publicidade
“Queremos oferecer ao público a oportunidade de conhecer de perto onde nascem os conteúdos que marcaram e seguem marcando gerações. É uma forma de celebrar o legado da marca e fortalecer esse vínculo com pessoas de todas as idades”, afirma Mauro Sousa.
Segundo Mauro, o planejamento foi feito com atenção aos detalhes.
“O planejamento foi realizado com muito cuidado e carinho, respeitando a rotina do estúdio e, ao mesmo tempo, criando um percurso que encantasse os visitantes. Tudo foi desenvolvido para manter a autenticidade dos bastidores da produção, oferecer momentos mágicos e inesquecíveis para o público.”
Continua depois da publicidade
Ele também destaca o diferencial da visita em relação a outras atrações relacionadas à Turma da Mônica, como parques temáticos e eventos itinerantes. “Não é uma experiência cenográfica ou apenas lúdica, mas uma imersão ao conhecimento por meio dos bastidores de todo o conteúdo produzido por Mauricio de Sousa.”
A experiência começa já na recepção, com entrada exclusiva para visitantes e um acolhimento preparado especialmente para o público do tour. Já na entrada do estúdio, recebemos uma visita surpresa de personagens super especiais, o Chico Bento e a Rosinha.
Em seguida, todos são conduzidos a um auditório, onde assistem a um vídeo de boas-vindas que apresenta a história da empresa e o que será explorado ao longo da visita. Neste momento vale ficar atento, pois alguns personagens podem aparecer para animar ainda mais esta visita.
Continua depois da publicidade
Cada participante recebe fones de ouvido para acompanhar a narração da visita de forma confortável e imersiva.
A visita guiada é dividida em cinco espaços temáticos, incluindo o auditório, pensados para oferecer conhecimento, nostalgia e diversão para todas as idades:
O museu da MSP exibe peças originais, documentos históricos e curiosidades sobre a trajetória de Mauricio de Sousa e da criação de seus personagens.
Continua depois da publicidade
O espaço é totalmente “instagramável”, e as fotos são liberadas em todos os cenários e vitrines.
Nesta parte da visita é possível ver as primeiras tirinhas feitas pelo autor e conhecer a produção da turma desde os primórdios.
Um dos momentos mais esperados do passeio, onde é possível ver de perto a equipe de roteiristas, ilustradores, animadores e designers em ação. O público presencia, em tempo real, a criação de histórias, animações, jogos e outros conteúdos.
Continua depois da publicidade
“A ideia é que seja uma imersão mais silenciosa. A proposta é que o público realmente tenha essa imersão fidedigna, com acesso às atividades dos colaboradores em tempo real.”, explica Mauro Sousa, diretor da MSP Estúdios.
Além disso, neste espaço é possível conhecer salas como a do próprio Maurício e de seus filhos, que inspiraram alguns personagens da história, como Mônica, Marina, e Nimbus.
O passeio termina nesse espaço lúdico que remete ao bairro fictício onde vivem os personagens da Turma da Mônica.
Continua depois da publicidade
O ambiente é ideal para fotos, brincadeiras e até encontros com os personagens. Dentro da pracinha há espaço para um brinquedão onde crianças e adultos podem se divertir juntos.
Ao final, os visitantes passam por uma loja completa com produtos exclusivos licenciados, como camisetas, canecas, livros, brinquedos, pelúcias e itens de papelaria. Há produtos de diversos personagens, incluindo Chico Bento, Rosinha, Horácio, Astronauta e Penadinho.
Para visitar basta adquirir os ingressos por meio do site do MSP (www.visitamauriciodesousa.com.br).
Continua depois da publicidade
Além de encantar, a visita tem também um papel fundamental de preservação da memória e valorização da cultura nacional:
“A visita é uma ponte entre passado, presente e futuro. Ao conhecer a história da MSP e entender como os personagens foram criados, as novas gerações passam a valorizar ainda mais esse legado cultural tão importante para o Brasil.”, completa.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.visitamauriciodesousa.com.br, com as seguintes opções:
Continua depois da publicidade
Todos os ambientes da visita são adaptados para garantir acessibilidade e conforto. Há pisos táteis, sinalização em Braille, vídeos com audiodescrição, elevadores, além de salas com estímulos sensoriais reduzidos — voltadas para pessoas neurodivergentes que possam se incomodar com som ou luz intensa.
“Os espaços da MSP Estúdios foram projetados para garantir uma experiência completa e divertida para todos”, destaca Mauro.
A idade mínima para participar da visita é de 5 anos, e o passeio ocorre normalmente em dias de chuva.
Alimentos não são permitidos durante a visita, e não há lanchonete no local, por isso, recomenda-se fazer um lanche leve antes ou depois do passeio.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade