A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 06 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Turismo religioso está voltando aos poucos

Igrejas e santuários voltam a realizar missas com restrições

04/09/2020 às 18:52  atualizado em 05/09/2020 às 10:36

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Basílica de Aparecida do Norte

Basílica de Aparecida do Norte | Valter Campanato/Agência Brasil

Há santuários, basílicas e igrejas que chamam a atenção não somente pela sua importância religiosa: elas contam uma parte menos conhecida da história do Brasil aos devotos (ou não). Entre essas construções, há as que foram erguidas há séculos, ou as que são grandiosas, e outras que homenageiam santos brasileiros.

Continua depois da publicidade

A maior delas é o Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, a casa da padroeira do Brasil. A enorme construção é vista da rodovia Presidente Dutra, e chama a atenção. A torre (incluindo a cruz) tem 107 m de altura; a Cúpula Central, 70 m, e a área construída tem quase 72 mil metros quadrados de área. A estrutura da Basílica compreende também quatro capelas internas, o Nicho (onde está uma réplica da imagem original de Nossa Senhora) e a Sala das Promessas.

O Santuário Santa Irmã Dulce dos Pobres fica em Salvador (BA), foi erguido em 2003, em homenagem à baiana Irmã Dulce, que foi canonizada (transformada em santa) em 2019. Além do santuário, há a Capela das Relíquias, com um túmulo com os restos mortais da santa. Ao lado, estão as Obras Sociais Irmã Dulce, que abrigam um hospital com leitos hospitalares, consultas médicas e cirurgias, que atende pacientes do SUS.

Macaque in the trees
SALVADOR (BA). O Santuário Santa Irmã Dulce dos Pobres tem uma estrutura que conta com a igreja, onde são realizadas as missas, as obras sociais, com um hospital que atende pacientes do SUS, e um memorial, que conta a história de Irmã Dulce e do processo de canonização. Há missas todos os dias, às 8h30, 12h e 16h, e o espaço funciona com as restrições sanitárias. Dá para chegar lá de táxi, carro alugado ou por aplicativo, Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, e para mais informações, o telefone de contato é (71) 3310-1100.

Continua depois da publicidade

A Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré fica em Belém (PA) e é lá que acontece uma das maiores festas religiosas do mundo, o Círio de Nazaré. A procissão da santa sai da Catedral de Belém e vai até a Basílica e leva milhões de pessoas, que seguram uma corda com 400 m de comprimento e 700 kg que tem, na ponta, a imagem de Nossa Senhora. Em 2020, a procissão não acontecerá por conta do coronavírus, mas a Basílica está aberta para visitação e missas. Há um memorial, com itens e fotos que contam um pouco mais da história da devoção à santa.

Macaque in the trees
BELÉM (PA). A Basílica do Santuário de Nazaré é palco de uma das maiores procissões do mundo, a do Círio de Nazaré, que neste ano, acontecerá apenas de forma online, devido à pandemia da Covid-19. Mas as missas acontecem normalmente todos os dias, em diversos horários. Mais informações no telefone (91) 4009-8431.

Na cidade de Trindade (GO), fica o Santuário do Divino Pai Eterno. Hoje há uma construção maior para abrigar os fiéis, mas antes a sede era uma igreja menor. O atual santuário tem três capelas, 20 confessionários e sala dos milagres e está em obras, para melhor abrigar os fiéis. É lá que será instalado o maior sino do mundo, com 4 m de altura, 4,5 m de diâmetro e 55 toneladas, que vem da Polônia. As missas acontecem normalmente dentro do santuário, mas as demais manifestações religiosas continuam suspensas.

Continua depois da publicidade

Macaque in the trees
TRINDADE (GO). O maior sino do mundo vai ser instalado no Santuário do Divino Pai Eterno: ele terá 4 metros de altura e 55 toneladas. As missas acontecem diariamente, mas a Sala dos Milagres segue fechada. Para mais informações, o telefone é (62) 3506-9800.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados