Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Do futebol brasileiro, apenas o MorumBis, do São Paulo, três vezes campeão da América, se faz presente no ranking | Igor Amorim/saopaulofc.net
Uma pesquisa divulgada em 2023 apontou os cinco estádios da América do Sul mais temidos quando o assunto é Libertadores da América. Do futebol brasileiro, apenas o MorumBis, do São Paulo, três vezes campeão da América, se faz presente.
Continua depois da publicidade
A pesquisa foi realizada pelo jornal argentino 'La Nacion' e teve como objetivo dimensionar os ambientes mais difíceis de se enfrentar na Copa Libertadores, competição de futebol mais importante do continente.
No top-5, além de um brasileiro, marcam presença dois estádios argentinos, um colombiano e um uruguaio.
De acordo com o jornal, o estádio mais temido da Libertadores da América é o famoso La Bombonera, do Boca Jrs, seis vezes campeão da competição.
Continua depois da publicidade
Apesar do clube de Bueno Aires não viver uma grande fase nos últimos anos, o jornal classificou o renomado estádio como "o mais temido da Libertadores da América".
Dono do quinto maior estádio da América do Sul, o São Paulo representa o Brasil, com o MorumBis ocupando a segunda posição. Rival do Boca e dono do maior estádio do continente, o River Plate figura na terceira colocação, com o Más Monumental.
Campeão em 2016, o Atlético Nacional, da Colômbia, fica com a quarta posição, com o Atanásio Girardot, seguido do estádio Campeón Del Siglo, do Peñarol, do Uruguai, pentacampeão da Libertadores.
Continua depois da publicidade
Veja a lista completa:
O MorumBis (que leva esse nome devido a um acordo com a empresa de chocolates Mondeléz) é o terceiro maior estádio do Brasil, sendo também o maior estádio do estado de São Paulo e o maior estádio particular do País.
É considerado um patrimônio arquitetônico representativo da Escola Paulista, tendo sido tombado em 2018 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
Continua depois da publicidade
Quando o assunto é Libertadores da América, o estádio já foi palco de algumas decisões, recebendo os jogos que consagraram os títulos continentais do São Paulo em 1992 e 2005, além do jogo de ida da decisão que o Tricolor Paulista viria a conquistar em 1993.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade