Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Com oito títulos na bagagem, o Brasil é o maior campeão da Copa América | Lívia Villas Boas/CBF
A seleção brasileira feminina entra em campo neste sábado (2/8), às 18h, para disputar a final da Copa América contra a Colômbia, no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador.
Continua depois da publicidade
Invicto na competição, o Brasil tenta conquistar seu nono título em dez edições do torneio.
As equipes já se enfrentaram na fase de grupos, quando empataram sem gols em duelo marcado por clima tenso e a expulsão da goleira Lorena. Mesmo com uma jogadora a menos, a seleção brasileira teve mais chances, mas não conseguiu balançar as redes.
Com oito títulos na bagagem, o Brasil é o maior campeão da Copa América. Em 2022, venceu a própria Colômbia por 1 a 0 na final, em Bucaramanga.
Continua depois da publicidade
Agora, as colombianas buscam revanche, que vem buscando por uma boa campanha, que incluiu a maior goleada da edição (8 a 0 sobre a Bolívia) e classificação nos pênaltis sobre a Argentina nas semifinais.
Além da disputa pelo título, a partida pode marcar a última participação de Marta no torneio continental.
Aos 39 anos, a camisa 10 nunca disputou uma final de Copa América, pois as conquistas de 2003, 2010 e 2018 ocorreram em formatos sem decisão direta. Marta marcou seu primeiro gol nesta edição na goleada por 5 a 1 sobre o Uruguai, que também garantiu o Brasil na Olimpíada de Los Angeles 2028.
Continua depois da publicidade
Outro destaque da equipe é Amanda Gutierres, atacante do Palmeiras, vice-artilheira do torneio com cinco gols. Ela lidera um grupo de 13 jogadoras que buscam o primeiro título com a seleção principal. Já a goleira Lorena retorna à equipe titular após cumprir suspensão.
Arthur Elias, técnico da seleção, deve manter a rotatividade do elenco e pode mandar a campo a sexta formação diferente em seis partidas. A escalação provável tem: Lorena; Antônia, Isa Haas, Tarciane e Fátima Dutra; Angelina, Duda Sampaio e Marta; Luany, Gio Garbelini e Amanda Gutierres.
A final deste sábado reedita a decisão de 2022, com o Brasil buscando manter a supremacia e a Colômbia tentando fazer história com seu primeiro título.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade