Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Bia Haddad e João Fonseca avançam na competição | Reprodução/X/@hsbcchampionship/Wimbledon
Com estreia na chave principal de Wimbledon, o tenista brasileiro João Fonseca venceu o britânico Jacob Fearnley por 3 sets a 0. No torneio feminino, Bia Haddad também ganhou na partida de estreia, ambas nesta segunda-feira (30/6).
Continua depois da publicidade
Na próxima rodada, João enfrenta o vencedor do duelo entre o americano Jenson Brooksby (149º) e o holandês Tallon Griekspoor (34º). No início de 2024, João ocupava a 215ª posição no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).
Naquela ocasião, o brasileiro foi eliminado na primeira rodada do qualificatório. Cerca de um ano depois, já em sua melhor posição na carreira, João ocupa a 54ª colocação. Esta foi a terceira vitória consecutiva de João sobre Fearnley.
João já havia vencido o britânico no Challenger de Canberra, na Austrália, e no Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos. Essa foi a segunda vitória de João em um torneio de grama de nível ATP, após a conquistada na semana passada, no ATP 250 de Eastbourne.
Continua depois da publicidade
No jogo desta segunda, o brasileiro, apesar de ser o mais jovem de sua chave, demonstrou maturidade. Ele se valeu de saques potentes e administrou a vantagem criada. O primeiro set começou equilibrado e muito disputado.
No nono game, João salvou três break-points e fez 5 a 4. Logo no game seguinte, aproveitou uma dupla falta para fechar a parcial em 6 a 4. O brasileiro embala após as duas parciais iniciais, conseguindo duas quebras de serviço e não cedendo nenhuma, fechando o segundo set com um sólido 6 a 1.
O terceiro set foi bem mais equilibrado. Os dois tenistas impuseram seus jogos nos 12 games da parcial, levando a definição para o tie-break. No desempate, João viu seu adversário abrir 5 a 2, mas contou com outra dupla falta e dois aces para fechar em 7 a 5.
Continua depois da publicidade
Em 2024 o brasileiro foi campeão do Next Gen ATP Finals e subiu 585 posições no ranking mundial. O tricampeão de Roland Garros e número 1 do mundo em 2000, Gustavo Kuerten, levou dois anos para atingir um salto similar.
No torneio feminino, Bia Haddad venceu em sua estreia em Wimbledon, também nesta segunda-feira (30/6). A vitória foi por 2 sets a 0. Este foi o sétimo confronto entre a brasileira e a eslovaca Rebecca Sramkova.
Para a próxima rodada, Bia aguarda a definição da partida entre a britânica Harriet Dart e a húngara Dalma Gauffi. A brasileira disputa Wimbledon na superfície de grama pela sexta vez na carreira, tendo como melhor resultado a fase de oitavas de final, em 2023.
Continua depois da publicidade
No jogo desta segunda-feira, Bia teve dificuldade para impor seu serviço, que foi quebrado no quinto game do primeiro set, mas conseguiu devolver a quebra no oitavo. A partida foi definida no tie-break.
No desempate, Bia contou com uma dupla falta e um erro não forçado da adversária para fechar em 9 a 7.
No segundo set, Sramkova confirmou seu serviço e quebrou o saque da brasileira, dando sinais de reação. Contudo, Bia reagiu, quebrou o saque no terceiro game e conseguiu mais uma quebra no quinto, fechando com um sólido 6 a 4.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade