A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 22 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

Burger King transformou pequeno inglês no time mais usado no FIFA

Sucesso da campanha foi tão grande que a equipe esgotou a venda dos seus uniformes pela primeira vez na história

Leonardo Sandre

22/05/2025 às 17:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Gamers passaram a contratar estrelas como Lionel Messi e Neymar para atuarem no Stevenage

Gamers passaram a contratar estrelas como Lionel Messi e Neymar para atuarem no Stevenage | Reprodução

Para quem gosta de jogar o atual EA FC (antigo FIFA) de modo casual, o tradicional "Modo Carreira", entrega uma oportunidade de escrever histórias com times já consagrados ou até os mais desconhecidos possíveis. E graças a uma ideia mirabolante do Burger King, o pequeno clube inglês Stevenage, se transformou em sucesso no game.

Continua depois da publicidade

Com uma ação de marketing no Burger King, uma simples equipe, na época lanterna da quarta divisão da Inglaterra, passou a ser a mais escolhida para ações dentro do jogo por semanas.

Considerado um dos times mais fracos do FIFA 20, o Stevenage FC viu a busca pelo time subir radicalmente durante a promoção da rede de fast-food.

Como nasceu a parceria entre Burger King e Stevenage FC

Desenvolvida pelas agências David (David Madrid e David Miami), uma campanha de marketing lançou ao mundo um time até então desconhecido por muitos: o Stevenage Football Club.

Continua depois da publicidade

Em outubro de 2019, a equipe inglesa passava por uma péssima fase dentro de campo, ocupando o último lugar da League Two (quarta divisão inglesa). Porém, a EA Sports, empresa responsável pelo FIFA 20, tinha a licença do clube, com os uniformes, símbolo e afins, sendo reproduzidos iguais eram na vida real.

Foi então que nasceu a ideia: colocar a logo no Burger King dentro do FIFA, sendo o patrocinador máster do clube. Lanterna na quarta divisão, o acordo saiu muito mais barato para a rede de fast-food do que sairia com qualquer clube outro clube de uma divisão de elite.

Uma vez no jogo, o restaurante já tinha sua marca reproduzida globalmente. Mas, faltava que o clube fosse mais notado dentro do jogo, para que a campanha gerasse lucro.

Continua depois da publicidade

Campanha do 'Stevenage Challenge'

A próxima etapa da campanha tratou de incentivar que os jogadores do FIFA 20 tivessem o desejo de jogar com o clube. Para isso, foi criada a campanha #StevenageChallenge.

Com ela, os gamers que escolhessem o Stevenage no FIFA e levassem a equipe ao estrelato, passariam a ganhar prêmios em troca, como cupons e produtos. A ideia também incentivou que os usuários passassem a contratar estrelas mundiais para reforçarem a equipe.

Vídeos e imagens de Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar Jr., Kylian Mbappé e outras estrelas vestindo a camisa do Stevenage com o patrocínio do Burger King passaram a ser cada vez mais comuns, sendo aderida por muitos jogadores.

Continua depois da publicidade

A campanha viralizou tanto que o Stevenage ocupou por semanas o posto de time mais escolhido para jogar o modo carreira.

A ideia foi avaliada positivamente também pelos especialistas em marketing. Em um dos festivais de comunicação mais prestigiados do mundo, o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a campanha saiu vencedora nas categorias Direct, Social e Influencer, e Brand Experience & Activation.

Um dos responsáveis pelo case foi o brasileiro, Saulo Rocha, publicitário que trabalha para a agência David Madrid. À época, ele comentou sobre o sucesso da ideia para o portal especializado em marketing Meio e Mensagem.

Continua depois da publicidade

“Eu acredito que uma das coisas mais interessantes que este projeto traz pra indústria é a combinação improvável de duas formas completamente diferentes de comunicar: uma super tradicional, que é o patrocínio, e outra completamente nova que ainda estamos aprendendo, que é o gaming. E isso é uma das muitas possibilidades que o mundo dos videogames permite, e que muitas agências e marcas teimam em não explorar ainda.”

A informação é de que a parceria entre BK e Stevenage durou por cerca de dois anos, até ser encerrada por vontade da rede de fast-food. Foram mais de 25 mil gols compartilhados on-line e o time esgotou as camisas à venda pela primeira vez na história.

Burger Queen: patrocínio ao futebol feminino

Com o sucesso da campanha, o Burger King passou a patrocinar também o time feminino do Stevenage, pagando os mesmos valores que no masculino, como forma de incentivar a categoria.

Continua depois da publicidade

Campanha se estendeu também ao futebol feminino/Reprodução

Para a equipe, houve até uma alteração no nome da marca, saindo de Burger King (Rei) para Burger Queen (Rainha, em inglês).

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados