Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Palmeiras é campeão paulista de 2023 | Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo
E o favoritismo se confirmou: após sair derrotado no jogo de ida por 2 a 1 para o Água Santa, o Palmeiras reverteu o placar agregado, goleou a equipe de Diadema por 4 a 0 e se consagrou campeão paulista de 2023.
Continua depois da publicidade
Assim como foi na final do estadual de 2022, o time treinado por Abel Ferreira foi derrotado na ida, mas totalmente dominante no Allianz no jogo de volta. Contra o São Paulo, perdeu por 3 a 1 no Morumbi e fez incontestáveis 4 a 0 na volta. Neste ano, contra o Netuno, a história se repete, com o título novamente ficando para o antigo Palestra Itália.
Primeiro tempo
O Verdão começou avassalador, criando chances desde o início do jogo. Ygor Vinhas e Weverton fizeram uma grande defesa cada com o jogo ainda em 0 a 0. Palmeiras abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo com Gabriel Menino, após rebote da cobrança de falta.
Continua depois da publicidade
Aos 27 minutos ainda da primeira etapa, Dudu fez uma jogada magistral: cercado por 3 adversários, o camisa 7 do Palmeiras deu um drible desconcertante de letra e cruzou na cabeça de Menino, que marcou seu segundo tento no jogo.
Com o jogo controlado, o Alviverde ampliou a vantagem com Endrick, em rebote do chute de Rony, aos 34 minutos da etapa inicial.
Perto do final do primeiro tempo, Dudu se envolveu em uma confusão e chegou a ter a expulsão recomendada pelo VAR, porém o árbitro Raphael Claus manteve a decisão de campo e deu apenas o amarelo. No meio do alvoroço, Villian Vieira, no banco de reservas do Água Santa, acabou expulso.
Continua depois da publicidade
Segundo tempo
Com um jogo mais morno, o Água Santa chegou a ensaiar uma pressão, porém, o gol saiu novamente para o lado dos campeões. Já com Dudu, Endrick e Veiga substituídos - este último com dores na coxa -, o Palmeiras fez 4 a 0 após bola recuperada e gol de Flaco López, aos 28 minutos do 2º tempo.
Após o quarto gol, a torcida já começou a ensaiar gritos de "olé" e de "é campeão", ainda na altura dos 30 minutos da etapa final. Gabriel Menino foi eleito o melhor da partida.
Continua depois da publicidade
Histórico
Capitão, Gustavo Gómez se isolou ainda mais como o estrangeiro mais vezes campeão pelo clube. Já são 10 conquistas:
Abel Ferreira se igualou a Vanderlei Luxemburgo como o segundo treinador com mais títulos na história do Verdão (8). O primeiro é Oswaldo Brandão, com 10 conquistas. Felipão fecha o "top 4" com sete títulos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade