A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 15 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

Corinthians, Cruzeiro e Botafogo: veja os times brasileiros que inspiraram clubes em Cabo Verde

Influência do futebol brasileiro atravessa o Atlântico e ganha força nas dez ilhas do arquipélago africano

Raphael Miras

14/10/2025 às 20:34

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Com a classificação garantida, Cabo Verde se junta a Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia como uma das seis seleções africanas confirmadas na Copa do Mundo de 2026.

Com a classificação garantida, Cabo Verde se junta a Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia como uma das seis seleções africanas confirmadas na Copa do Mundo de 2026. | Reprodução/YT/Canto das torcidas

Com a classificação inédita para a Copa do Mundo de 2026, Cabo Verde ganhou destaque nos últimos dias para o seu futebol, vencendo a seleção de Essuatíni na última rodada das Eliminatórias.

Continua depois da publicidade

De língua oficial portuguesa, o país tem uma ligação especial com o Brasil. E não é só pelo idioma. Mesmo a mais de 2,6 mil quilômetros de distância, o futebol cabo-verdiano carrega forte influência brasileira.

Em suas dez ilhas, clubes locais adotaram nomes, cores e símbolos inspirados em alguns dos principais times do Brasil. Confira a seguir.

Corinthians de São Vicente: o "Timão" do Atlântico

Na Ilha de São Vicente, a presença do futebol brasileiro é evidente. Fundado em 1987, o Sport Clube Corinthians de São Vicente é uma das equipes mais tradicionais das categorias de base de Cabo Verde.

Continua depois da publicidade

O clube nasceu da admiração de um grupo de amigos pelo Corinthians paulista, após assistirem a uma reportagem sobre o time brasileiro. 

A homenagem ficou clara no nome, nas cores preto e branco e até na bandeira com o timão, símbolo idêntico ao da equipe de São Paulo.

Além da atuação esportiva, o Corinthians de São Vicente desempenha um papel social importante, promovendo atividades comunitárias e projetos voltados para jovens locais.

Continua depois da publicidade

Botafogo da Ilha do Fogo mistura influências brasileiras

Outro exemplo dessa ligação está na cidade de São Filipe, na Ilha do Fogo. Fundado em 1973, o Botafogo de Cabo Verde faz referência tanto ao Botafogo do Rio de Janeiro quanto ao de Ribeirão Preto (SP).

A equipe adotou o preto e branco do Glorioso carioca, mas incorporou o amarelo como cor principal, em homenagem ao clube paulista. O escudo também se inspira no time de Ribeirão.

Com um elenco profissional, o Botafogo da Ilha do Fogo é o time mais vitorioso da região, com 17 títulos regionais e um título nacional, além de participar de modalidades como vôlei, basquete e atletismo.
Figueirense de Cabo Verde: homenagem catarinense

Continua depois da publicidade

Mais recente entre os clubes inspirados no Brasil, o Associação Sport Club Figueirense foi fundado em 6 de outubro de 2010, na região de Figueira da Horta, na Ilha do Maio.

O nome vem da localidade onde surgiu, mas as cores e o escudo são uma clara homenagem ao Figueirense, de Florianópolis. Em 2017, o time conquistou o título da segunda divisão da Ilha do Maio e, desde 2023, participa de competições nacionais.

Cruzeiro Calheta do Maio e Unidos do Norte também seguem exemplos brasileiros

Outros clubes cabo-verdianos também se inspiram em equipes do futebol brasileiro. Fundado em agosto de 2000, o Cruzeiro Calheta do Maio adota o mesmo escudo e uniforme celeste do Cruzeiro de Minas Gerais.

Continua depois da publicidade

Já o Unidos do Norte Futebol Clube, localizado em Praia, capital de Cabo Verde, faz referência ao Pelotas, do Rio Grande do Sul. 

Com as cores azul e amarela e o escudo idêntico ao do clube gaúcho, o time joga em um estádio com capacidade para cerca de oito mil torcedores. Assim como outras equipes do país, também mantém departamentos de vôlei e basquete

Rumo ao Mundial de 2026

Com a classificação garantida, Cabo Verde se junta a Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia como uma das seis seleções africanas confirmadas na Copa do Mundo de 2026.

Continua depois da publicidade

Capitaneada por Vozinha, goleiro conhecido pelo apelido curioso e admirador do Botafogo, a equipe busca fazer história e representar o arquipélago na principal competição do futebol mundial.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados