Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Jogadores do Corinthians posam com novo terceiro uniforme para 2025 | Divulgação/Nike
O Corinthians estreará o novo terceiro uniforme da temporada no duelo contra o Flamengo, em casa, neste domingo (28/9), em partida válida pelo Brasileirão. A nova peça traz de volta a estética da Nike “Total 90”, que fez sucesso no início dos anos 2000.
Continua depois da publicidade
Rapidamente, a novidade ganhou elogios nas redes sociais. Os torcedores elogiaram bastante o estilo proposto pela fornecedora.
O lançamento está dentro do conceito de "third kits", uniformes comemorativos que muitas vezes rompem com as cores tradicionais do clube e se transformam em objeto de desejo dos torcedores.
Para Fernando Kleimann, sócio-fundador da Volt Sport e responsável pelo lançamento de nove uniformes para clubes das Séries A, B, C e D, cada detalhe precisa equilibrar inovação e autenticidade.
Continua depois da publicidade
“O terceiro uniforme é sempre um desafio criativo, porque não pode ser apenas uma variação estética. Ele precisa carregar uma história, um significado que dialogue com a identidade do clube e, ao mesmo tempo, surpreenda o torcedor”, disse o especialista.
“A ideia é equilibrar inovação e autenticidade, para a camisa ser lembrada tanto dentro de campo quanto fora dele”, completou.
Um exemplo que marcou época, de acordo com ele, foi o “Manto da Massa”, do Atlético Mineiro, lançado em 2020 com design escolhido pelos torcedores.
Continua depois da publicidade
Desde então, explicou, o mercado passou a olhar os terceiros uniformes não apenas como uma alternativa estética, mas também como um espaço de conexão cultural.
Segundo Reginaldo Diniz, sócio-fundador e CEO da End to End, agência especializada em marketing esportivo, o fenômeno reflete uma mudança na forma como os clubes se relacionam com suas torcidas.
"A gente se orgulha muito de contar histórias que conectam o mais antigo e apaixonado torcedor ao novo fã que se identifica com a forma como a história é contada, atualizando sempre a narrativa, sem perder de vista a inovação, mas baseado nas tradições de cada clube”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Há uma superstição que envolve o Corinthians. Nas últimas três temporadas, o time venceu sempre que estreou sua terceira camisa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade