A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 16 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

Eleições virtuais devem ser debatidas no Santos FC

Chapa apresentou um documento de viabilidade da Votação Online nas Eleições Presidenciais de 2020 no Santos Futebol Clube

20/10/2020 às 08:56  atualizado em 20/10/2020 às 09:34

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O conteúdo foi entregue ao Presidente do Comitê de Gestão, Orlando Rollo, e ao Presidente do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube, Marcelo Teixeira

O conteúdo foi entregue ao Presidente do Comitê de Gestão, Orlando Rollo, e ao Presidente do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube, Marcelo Teixeira | Divulgação/Santos FC

Na última sexta-feira (16), a chapa Transforma Santos, liderada pelo candidato à presidência Ricardo Agostinho, apresentou um documento de viabilidade da Votação Online nas Eleições Presidenciais de 2020 no Santos Futebol Clube, tanto em relação a aspectos técnicos, quanto financeiros.

Continua depois da publicidade

O conteúdo foi entregue ao Presidente do Comitê de Gestão, Orlando Rollo, e ao Presidente do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube, Marcelo Teixeira, para apreciação. Na próxima quarta-feira (21/10), o Conselho Deliberativo – em assembleia online – decidirá pela aprovação ou não do formato nas eleições do clube.

Previsto desde 2011 pelo Estatuto do Santos Futebol Clube, o Voto Online no modelo proposto pela TRANSFORMA, SANTOS não invalida a votação presencial, que será realizada simultaneamente em Santos (SP) e São Paulo (SP). Ao mesmo tempo, reforça a legitimidade do processo democrático.

O formato possibilita a ampliação da participação dos associados do clube que não residem, não podem deslocar-se até os locais de votação ou preferem resguardar-se em virtude da pandemia da Covid-19 - mas sem deixar de exercer seu legítimo direito ao voto.

Continua depois da publicidade

Ainda sobre a grave crise do novo coronavírus, a chapa TRANSFORMA, SANTOS considera que, neste momento, expor os associados a uma votação presencial maciça é assumir um risco absolutamente desnecessário.

O modelo apresentado ao clube permite que o sócio escolha entre o voto online a distância ou em local físico definido pelo Santos FC, sem necessidade prévia de aviso ao clube. Ambos são coletados em sistema único, o que reduz os riscos de fraude, preserva a segurança e assegura a consolidação imediata do resultado.

Para os que optam pelo voto online, senhas serão enviadas por e-mail ou SMS, com base no cadastro de associados disponibilizado pelo clube. O voto poderá ser feito pelo celular, tablete ou PC, com a inserção do CPF/Nº de Associado (a definir) e a senha recebida. Após a votação, um recibo é emitido (e-mail ou impresso).

Continua depois da publicidade

Já os que optarem pelo voto presencial ou tiverem algum problema técnico que impeça o voto online poderão se dirigir aos locais de votação e apresentar documento de identidade ao mesário. Após a identificação, o associado se dirigirá à urna eletrônica e realizará seu voto, retirando o recibo com o mesário.

Vale lembrar que o processo de correção da base cadastral do quadro associativo do Santos F.C. foi concluído recentemente e auditado pela empresa Grant Thornton, conforme comunicado expedido pelo clube no dia 6 de outubro.

O formato pode ser implementado em 15 dias úteis, incluindo branding, configurações, ajustes e testes; e inclui suporte permanente durante a eleição, com disparo das senhas, contabilização dos resultados e encerramento. Todo o sistema pode ser auditado.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados