A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 02 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

Entrega? 4 vezes que a derrota de um clube prejudicou o rival

Ao longo dos anos, torcedores já chegaram a pedir pela derrota do próprio time para evitar o sucesso de um rival histórico

Leonardo Sandre

02/12/2025 às 19:50

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Algumas torcidas chegaram a levar cartazes pedindo a derrota da própria equipe para que um rival saísse prejudicado

Algumas torcidas chegaram a levar cartazes pedindo a derrota da própria equipe para que um rival saísse prejudicado | Divulgação

O futebol é feito de conquistas, paixão e muita rivalidade. Levando este último quesito em consideração, imagine o cenário: um rival depende da vitória do seu time para se dar bem (ser campeão, se classificar ou não ser rebaixado), para o torcedor, fica a dúvida entre torcer para a vitória da sua equipe ou o tropeço, que vai impedir a alegria de uma torcida rival.

Continua depois da publicidade

E isso já aconteceu na prática algumas vezes no cenário do futebol brasileiro. Algumas torcidas chegaram a levar cartazes pedindo a derrota da própria equipe para que um rival saísse prejudicado.

Em 2007, torcedores do Internacional comemoraram a derrota da própria equipe para o Goiás, que resultou no rebaixamento do Corinthians em 2007 - (Reprodução/YouTube)
Em 2007, torcedores do Internacional comemoraram a derrota da própria equipe para o Goiás, que resultou no rebaixamento do Corinthians em 2007 - (Reprodução/YouTube)
Em 2009, derrota do Corinthians para o Flamengo praticamente tirou as chances de título brasileiro do São Paulo e do Palmeiras - (Reprodução/Premiere)
Em 2009, derrota do Corinthians para o Flamengo praticamente tirou as chances de título brasileiro do São Paulo e do Palmeiras - (Reprodução/Premiere)
As derrotas de São Paulo e Palmeiras para o Fluminense afastaram o título brasileiro de 2010 do Corinthians. O troféu acabou com o Tricolor Carioca - (Divulgação/Photoarena)
As derrotas de São Paulo e Palmeiras para o Fluminense afastaram o título brasileiro de 2010 do Corinthians. O troféu acabou com o Tricolor Carioca - (Divulgação/Photoarena)
Até então invicto, o São Paulo entrou em campo com time misto na rodada final do Paulistão de 2014 e perdeu para o Ituano, resultado que eliminou o Corinthians ainda na fase de grupos. Após o jogo, o técnico corintiano Mano Menezes ironizou o resultado ao afirmar que 'os deuses do futebol conduzem o comportamento de cada um' - (Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)
Até então invicto, o São Paulo entrou em campo com time misto na rodada final do Paulistão de 2014 e perdeu para o Ituano, resultado que eliminou o Corinthians ainda na fase de grupos. Após o jogo, o técnico corintiano Mano Menezes ironizou o resultado ao afirmar que 'os deuses do futebol conduzem o comportamento de cada um' - (Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)
No Brasileirão de 2014, o Santos tinha em seu jogo a chance de causar o terceiro rebaixamento da história do Palmeiras, para isso, bastava perder para o Vitória, fora de casa. O Peixe, porém, não só não perdeu, como saiu vitorioso na partida, com gol de Thiago Ribeiro, salvando o rival - (Reprodução/TV Globo)
No Brasileirão de 2014, o Santos tinha em seu jogo a chance de causar o terceiro rebaixamento da história do Palmeiras, para isso, bastava perder para o Vitória, fora de casa. O Peixe, porém, não só não perdeu, como saiu vitorioso na partida, com gol de Thiago Ribeiro, salvando o rival - (Reprodução/TV Globo)

Algumas vezes, a torcida pela derrota do time deu certo, mesmo que para a infelicidade dos jogadores do time do coração. Confira abaixo.

Derrotas que prejudicaram rivais

Em algumas ocasiões, os torcedores que queriam um revés da própria equipe saíram felizes dos estádios, vendo os rivais saírem prejudicados com o resultado. Confira algumas situações em que isso ocorreu:

Continua depois da publicidade

Derrota do Internacional para o Goiás rebaixa Corinthians e 'vinga' 2005, em 2007

Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2007, Goiás e Corinthians brigavam contra o rebaixamento. O Esmeraldino enfrentou o Internacional e o Corinthians teve pela frente o Grêmio.

O Colorado saiu na frente, mas o Goiás empatou com um gol de pênalti, em um lance curioso: Paulo Baier bateu duas vezes, ambas defendidas pelo goleiro Clemer. Porém, o juiz mandou o pênalti voltar nas duas ocasiões, alegando invasão. Na terceira, Paulo Baier desistiu e passou a bola para Élson, que converteu. Depois, o Esmeraldino virou e venceu a partida.

No jogo do time do Parque São Jorge, um empate, e o Corinthians rebaixado pela primeira vez em sua história. A torcida do Internacional celebrou nas arquibancadas, considerando uma vingança ao polêmico vice-campeonato brasileiro de 2005.

Continua depois da publicidade

Corinthians e Grêmio atrapalham títulos de São Paulo e Internacional, em 2009

Na 37ª rodada do Brasileirão de 2009, o São Paulo liderava o campeonato e se encaminhava para o título. Contudo, desfalcado, perdeu para o Goiás, por 4 a 1. Simultaneamente, o Corinthians enfrentava o Flamengo, que tomaria a ponta da tabela em caso de vitória.

O Flamengo venceu por 2 a 0, sendo um dos gols em, um pênalti que Felipe, goleiro corintiano, ficou parado no meio. De quebra, a derrota corintiana também afastou o título do Palmeiras. Flamenguistas e corintianos celebraram o resultado ao final do jogo.

Na última rodada, o agora líder Flamengo precisava vencer o Grêmio para ser campeão. O maior concorrente do Rubro-Negro ao título era o Internacional, maior rival gremista.

Continua depois da publicidade

O Tricolor Gaúcho entrou em campo com reservas e ainda saiu na frente. Mas, com gols de David Braz e Ronaldo Angelim, o Rubro-Negro virou o placar e se sagrou campeão, para a felicidade dos torcedores das duas equipes presentes no Maracanã.

Palmeiras e São Paulo perdem para o Fluminense e afastam título do Timão, em 2010

Novamente o Timão na lista. Na reta final do Brasileirão de 2010, o Corinthians, no ano do seu centenário, tinha grandes chances de levar o título. Porém, seu concorrente direto, Fluminense, tinha pela frente dois rivais históricos do Timão: o São Paulo e o Palmeiras.

Na 36ª rodada, goleou o São Paulo por 4 a 1 e assumiu a liderança. O Corinthians ficou no empate com o Vitória, e os são-paulinos comemoraram a derrota, sentindo um ar de "vingança" pela derrota corintiana para o Flamengo no ano anterior. O goleiro Felipe negou qualquer favorecimento e atribuiu o fato à incompetência do Tricolor Paulista.

Continua depois da publicidade

Uma rodada depois, o Flu enfrentou o Palmeiras, que ainda saiu na frente com gol de Dinei, atacante que foi muito xingado pela torcida palmeirense na comemoração. Deola, goleiro do Verdão, fazia boa atuação e também foi alvo de ofensas da própria torcida.

Contudo, o Tricolor Carioca conseguiu o empate e a virada, para a comemoração da torcida Fluminense (e também da palmeirense). O Fluminense acabou com o título e o Corinthians na terceira posição. Para as edições seguintes, a CBF colocou clássicos estaduais para tentar evitar coincidências como esta.

Derrota do São Paulo para o Ituano elimina Corinthians na fase de grupos do Paulistão, em 2014

É a única partida da lista que não ocorreu no Campeonato Brasileiro. Na última rodada do Paulistão de 2014, o invicto São Paulo recebeu o Ituano, no Morumbi.

Continua depois da publicidade

Já classificado e com time misto, o Tricolor Paulista saiu derrotado por 1 a 0. Mesmo assim, a torcida comemorou o resultado e entoou o canto de "e-li-mi-na-do" nas arquibancadas. Isso porque o revés são-paulino para o time de Itu significou a eliminação do Corinthians ainda na fase de grupos daquela edição do estadual.

Na ocasião, o técnico corintiano Mano Menezes ironizou o resultado ao afirmar que "os deuses do futebol conduzem o comportamento de cada um". Treinador tricolor, Muricy Ramalho respondeu dizendo que iria "dormir muito bem", negando que o time tenha perdido de propósito.

Classificado, o Ituano fez uma campanha histórica e acabou campeão paulista.

Continua depois da publicidade

Nem sempre a torcida dá certo...

Profissionais, porém, os jogadores na maioria das vezes frustraram esta vontade da torcida e venceram os jogos, independentemente do que isso iria gerar na tabela.

Vitória do Santos salva Palmeiras do terceiro rebaixamento no Brasileirão, em 2014

No Brasileirão de 2014, o Santos tinha em seu jogo a chance de causar o terceiro rebaixamento da história do Palmeiras, para isso, bastava perder para o Vitória, fora de casa. O Peixe, porém, não só não perdeu, como saiu vitorioso na partida, com gol de Thiago Ribeiro.

Um ano depois, o Palmeiras se sagrou campeão da Copa do Brasil em cima do Alvinegro Praiano e iniciou uma fase vitoriosa no Brasil e na América do Sul. Em 2020, voltou a vencer o Santos em uma final, desta vez a decisão da Copa Libertadores.

Continua depois da publicidade

Vitória do São Paulo salva Corinthians do rebaixamento no Paulista em 2004

No Paulistão de 2004, a torcida do São Paulo pedia por uma derrota da equipe para o Juventus-SP, resultado que rebaixaria o Corinthians no estadual. Grafite, atacante tricolor, porém, nem quis saber desta história e fez dois gols, garantindo a vitória por 2 a 1.

Os torcedores são-paulinos ficaram enfurecidos, com alguns até hoje reafirmando seu rancor com o atacante são-paulino.

Triunfo do Vasco ajuda no título brasileiro do Flamengo, em 1992

A torcida vascaína também já se frustrou em uma ocasião assim. O rival Flamengo precisava vencer o Santos e torcer para que o Cruz-Maltino batesse o São Paulo na última rodada da segunda fase de 1992. Os torcedores do Vasco entoaram gritos de "entrega, entrega, entrega!", mas, dentro de campo, os jogadores tiveram grande atuação e venceram o Tricolor Paulista por 3 a 0.

Continua depois da publicidade

O Flamengo venceu o Santos por 3 a 1 e foi para a final, vindo a ser campeão brasileiro.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados