Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A briga de Independiente e Universidad de Chile pode resultar em diversos prejuízos para as duas partes | Reprodução/YT/ESPN Brasil
A Copa Sul-Americana ganhou um novo capítulo de polêmica após a suspensão definitiva da partida entre Independiente, da Argentina, e Universidad de Chile, válida pelas oitavas de final.
Continua depois da publicidade
O duelo, que aconteceria no Estádio Libertadores de América, foi interrompido e posteriormente cancelado pela Conmebol devido a uma briga generalizada entre torcedores nas arquibancadas.
Ambas as equipes, podem sofrer com a punição da Conmebol, sendo elas financeiras ou até expulsão dos clubes por algum tempo em competições internacionais. A Gazeta te mostra a seguir, os possíveis caminhos que a federação pode tomar conforme o caso.
O caso foi encaminhado ao Comitê Disciplinar da Conmebol, que analisará as responsabilidades de cada clube.
Continua depois da publicidade
Conforme o artigo 12 do Código Disciplinar, as equipes podem ser penalizadas por “comportamento incorreto ou inadequado de seus adeptos”. Entre as sanções possíveis está até mesmo a exclusão do torneio.
Além disso, os artigos 18 e 19 do regulamento preveem uma série de punições, que vão desde advertências formais e multas que podem chegar a US$ 400 mil, até a determinação do resultado da partida em favor de um dos times, realização de jogos com portões fechados ou outras medidas disciplinares.
Segundo o Regulamento de Segurança da Conmebol, cabe ao clube anfitrião organizar uma Equipe de Gestão para Segurança (EGS), responsável por garantir que o evento seja realizado sem riscos para torcedores e jogadores.
Continua depois da publicidade
Caso essa exigência não seja cumprida, a equipe mandante pode responder diretamente pelas falhas e ser alvo de penalizações severas.
Com a decisão de não remarcar o duelo, o desfecho entre Independiente e Universidad de Chile será decidido fora das quatro linhas.
Continua depois da publicidade
A entidade máxima do futebol sul-americano deverá determinar qual equipe avançará às quartas de final da competição, na qual enfrentará o Alianza Lima, do Peru.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade