Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Wellinton Candido desenhou 2318 escudos de futebol | Arquivo pessoal
Um morador de Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo, acredita ter uma coleção de recorde mundial. Wellinton Candido desenhou 2318 escudos de futebol, sendo 637 times brasileiros. A coleção se iniciou em 2001.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, há grandes chances de que este feito seja um recorde: "ainda não encontrei uma coleção maior". Tudo começou antes da era da internet, com a dificuldade sendo ainda maior.
Além de abrigar um possível recordista mundial, a cidade também é conhecida como a "Toscana Brasileira".
A iniciativa pela coleção surgiu em 2001, ao encontrar um jornal com alguns escudos do "Clube dos 13".
Continua depois da publicidade
"Desenhei eles e depois comecei a procurar mais escudos para desenhar", afirmou.
Devido à época, a dificuldade era ainda maior, pois não tinha o portal mais fácil para encontrar os registros: a internet. Com isso, precisava "se virar nos 30" para conseguir o acesso aos demais emblemas.
"Como na época eu não tinha internet, era bem mais difícil encontrar os escudos, eu conseguia às vezes algumas revistas e jornais que tinham escudos, mas a maioria era pela TV assistindo os jogos".
Continua depois da publicidade
Segundo Wellinton, a coleção tem 2318 escudos no total, com times variados de diversos países.
"São 637 times brasileiros de todos os estados, 1332 times internacionais de 169 países diferentes. 231 seleções e também 118 escudos retrôs. Tem todos os times mais tradicionais mas também tem muitos de divisões inferiores e também alguns que não estão em atividade".
Nas fotos da galeria mais acima no texto, é possível identificar como União Suzano, Campinas, Jaguariúna, do interior de São Paulo. Os mais tradicionais como Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo também estão presentes.
Continua depois da publicidade
O armazenamento é feito em pastas, separadas entre os times brasileiros, internacionais, e seleções. Além disso, ele também tem os escudos digitalizados.
É possível acompanhar a coleção pelo Instagram, no perfil @brasilbfl, com mais de 1.300 seguidores.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade