Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Futebol americano é um dos esportes mais populares dos Estados Unidos | Football wife/Pexels
A Liga Nacional de Futebol Americano é o maior campeonato esportivo dos Estados Unidos da América e ocorre anualmente entre os times do país. A grande final, chamada de Super Bowl, é o maior evento esportivo dos EUA.
Continua depois da publicidade
Não tão popular no Brasil quanto o futebol "tradicional", o esporte conta com algumas regras menos conhecidas pelo público. Em acordo com a prefeitura de São Paulo, um jogo por ano do torneio norte-americano ocorrerá na capital paulista.
Abaixo, entenda o regulamento de pontuação e regras na partida.
O futebol americano é um esporte de conquista de território, ou seja: estratégia é fundamental. O principal objetivo é chegar o maior número de vezes na endzone (zona final) do adversário. Quanto mais o time conseguir fazer isso, mais pontos ele somará.
Continua depois da publicidade
Assim como no futebol mais conhecido no Brasil, a definição de quem começa com a bola é feita através da moeda. Após o "sorteio" é hora do chute inicial.
O time que começar sem a bola será responsável por dar o pontapé inicial na partida, enquanto o adversário se prepara para receber o "kickoff".
O jogador do time que recebe a bola é chamado de retornador, e é responsável por pegá-la após o chute inicial do adversário, tem uma escolha a fazer:
Continua depois da publicidade
Atacando no gramado, o time tem como objetivo mínimo conquistar 10 jardas para continuar atacando e avançando sobre o campo defendido pelo rival. Para isso terá quatro chances.
Se não conseguir avançar as 10 jardas em quatro tentativas, o time perde a posse de bola e é a vez do time adversário colocar o ataque no gramado para tentar avançar a partir do ponto onde a última jogada parou.
Por isso, na maior parte das vezes, os times usam apenas as três primeiras tentativas para atingir o objetivo e, caso não consigam, chutam um punt (e esse chute é feito pelo punter, para devolver a posse para o adversário em uma posição ruim de campo), ou um field goal, para anotar pontos caso estejam em uma distância segura.
Continua depois da publicidade
Existem três formas de pontuar em uma partida de futebol americano. A principal pontuação é o touchdown, quando o jogador consegue ter a posse da bola dentro da endzone do adversário, seja recebendo um passe lá dentro ou entrando correndo com a bola, como nas jogadas famosas em filmes de cinema. A jogada vale seis pontos.
Após anotar o touchdown e receber a confirmação da arbitragem, o time tem duas opções para anotar pontos extras. Um chute simples acertando dentro do arco em formato de "Y" (1 ponto) ou entrar novamente na endzone (2 pontos).
A pontuação secundária é o field goal. O kicker é responsável pela execução e precisa fazer o chute passar por dentro da trave em formato de "Y", que fica no fundo do campo. Caso consiga, soma três pontos para o seu time. Se errar, o time adversário terá a posse de bola no ponto do chute para tentar atacar.
Continua depois da publicidade
A terceira opção para pontuação é a do "Safety", uma pontuação pouco comum que é anotada, normalmente, pela defesa. Rende dois pontos ao time quando consegue executar um tackle (derrubar o rival) ou tirar o adversário de campo dentro da própria endzone. Ou ainda forçar uma falta, dentro da própria endzone. Nesse caso, além de pontuar, a equipe ainda receba a posse de bola de volta em um punt (aquele chute dado para o mais longe possível, como explicado mais acima na matéria).
O jogo é dividido em quatro quartos de 15 minutos cada. O tempo é parado sempre que o passe do quarterback não é completado e quando acontecem pontuações.
Quando o jogador sai de campo com a posse de bola, o relógio fica parado até o árbitro reposicionar a bola. Nos dois minutos finais do 2º quarto e nos cinco minutos finais do 4º quarto, cronômetro fica parado até a nova saída da bola.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade