Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Luka Doncic é um dos principais nomes do basquete da atualidade | Jonathan Hui/Imagn Images/Reuters/Folhapress
A NBA (National Basketball Association), liga americana de basquete, é conhecida como "o melhor basquete do mundo", reunindo diversas estrelas. Porém, para quem não é familiar com o esporte, pode ser um pouco difícil de entender logo de cara.
Continua depois da publicidade
Pensando nisso, a Gazeta elaborou um guia, explicando como funciona a fase inicial (temporada regular) e a fase final (conhecida como playoffs).
Entenda mais sobre as conferências, números de jogos, e por qual caminho o campeão tem que passar até o título. O maior campeão da NBA é o Boston Celtics, com 18 títulos, seguido do LA Lakers, com 17.
Ao todo, 30 times, conhecidos como "franquias", disputam o torneio. São 15 em cada conferência: a leste e a oeste.
Continua depois da publicidade
Dentro de cada uma, existem ainda três divisões com cinco times cada, regionalizando as disputas e evitando grandes deslocamentos constantes, visto que são vários jogos no formato.
Os times pertencentes à Conferência Leste são:
Divisão do Atlântico
Continua depois da publicidade
Divisão Central
Divisão Sudeste
Já as equipes que pertencem à Conferência Oeste, são:
Continua depois da publicidade
Divisão Nordeste
Divisão do Pacífico
Divisão Sudoeste
Continua depois da publicidade
Durante a temporada regular, cada franquia disputa 82 partidas, sendo 41 jogos em casa e 41 fora. Contra cada time da outra conferência, são realizados dois jogos. Dentro da mesma divisão, são quatro partidas contra cada equipe.
Já com rivais de outras divisões, mas da mesma conferência, são três ou quatro partidas, variando conforme o número de jogos realizados entre eles nas temporadas anteriores.
Toda partida, independentemente da fase, possui quatro quartos de 12 minutos (48 minutos de partida). Intervalos de 15 minutos entre o 2º e 3º quartos. São cinco jogadores em quadra de cada lado.
Continua depois da publicidade
O modelo adotado é pelo formato de "pontos corridos" com os seis times com mais vitórias garantindo a presença nos playoffs.
Nesse modelo, instituído durante a pandemia, o 7º lugar enfrenta o 8º e o vencedor fica com a penúltima vaga.
Outro confronto, entre o 9º e o 10º lugar da conferência, também é realizado. O perdedor está eliminado da temporada. O vencedor avança para mais um jogo.
Continua depois da publicidade
O perdedor do duelo entre o 7º e o 8º enfrenta o vencedor da partida citada anteriormente. Quem ganhar, leva a última vaga.
Assim, oito times de cada conferência disputam esta fase:
As partidas ocorrem no formato eliminatório "melhor de sete", no qual vence o primeiro a chegar a quatro vitórias na série. Os mandos de campo são definidos da seguinte forma:
Continua depois da publicidade
O melhor colocado joga os dois primeiros jogos em casa, e o terceiro e quarto jogos ocorrem na casa do pior ranqueado. Caso necessário, o jogo cinco volta para a casa do melhor colocado, o jogo seis na do pior, e o jogo sete novamente do time com mais vitórias.
São três fases: quartas de final, semifinal e final (de conferência). O vencedor enfrenta o campeão da outra conferência, realizando a grande final da NBA.
Na decisão, o regulamento se mantém: o time de melhor campanha começa jogando as duas primeiras partidas em casa, e quem sair vitorioso em quatro jogos primeiro é o campeão da temporada.
Continua depois da publicidade
As regras do basquete são diversas, como:
Seis pedidos de tempo técnico: Essas pausas duram 1 minuto e 40 segundos, geralmente chamados de intervalos de 100 segundos.
Há ainda o direito de um pedido de desafio, caso a equipe discorde da decisão do árbitro. Caso ele seja bem-sucedido, a equipe tem direito a mais um.
Continua depois da publicidade
A equipe não pode retornar com a bola ao campo de defesa após ter cruzado a linha do meio da quadra.
As cestas podem valer três, dois ou um ponto:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade