A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 20 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

Saiba quais são os menores países a se classificarem para a Copa do Mundo

Às vésperas da 23ª edição do Mundial, apenas quatro países chegaram na competição com menos de 1 milhão de habitantes

Leonardo Sandre

20/11/2025 às 19:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Dois países americanos, um europeu e uma africano compõem a lista das quatro nações com menos de 1 milhão de habitantes a se classificarem uma Copa

Dois países americanos, um europeu e uma africano compõem a lista das quatro nações com menos de 1 milhão de habitantes a se classificarem uma Copa | Divulgação/Concacaf

Apenas quatro países com menos de 1 milhão de habitantes já se classificaram para disputar a Copa do Mundo em toda a história.

Continua depois da publicidade

Em vinte e duas edições do Mundial, apenas duas equipes tinham conquistado o feito, mas, para a 23ª edição, em 2026, outras duas equipes atingiram a marca.

Dois países americanos, um europeu e uma africano compõem a lista.

Paraguai - 870 mil habitantes (Copa do Mundo de 1930)

Em 1930, quando contava com cerca de 870 mil habitantes, o Paraguai esteve na primeira Copa do Mundo na história, realizada no Uruguai.

Continua depois da publicidade

No torneio pioneiro, o Paraguai foi uma das 13 seleções participantes, e venceram na estreia em duelo contra os Estados Unidos, por 1 a 0.

A jornada acabou na segunda partida, ao ser derrotado por 3 a 0 para a Bélgica.

Cabo Verde - 525 mil habitantes (Copa do Mundo 2026)

Um dos países a terem atingido o feito em classificação para 2026, Cabo Verde é o terceiro menor país presente na história do Mundial, fazendo a sua estreia na competição.

Continua depois da publicidade

 Com uma evolução nas competições continentais, o país se destacou de vez nas Eliminatórias Africanas para a Copa de 2026, com uma campanha de 23 pontos em 10 jogos, quatro a mais que a tradicional seleção de Camarões.

Islândia - 350 mil habitantes (Copa do Mundo de 2018)

Com um clima frio e de paisagens encantadoras e charme nórdico com auroras boreais, a Islândia conquistou uma classificação histórica para a Copa de 2018, na Rússia. O feito coroou a geração que já havia feito uma campanha icônica ao chegar nas quartas de final da Eurocopa de 2016 e festa para o país de cerca de 350 mil habitantes.

Em um grupo com Argentina, Nigéria e Croácia, o país acabou eliminado ainda na fase inicial, mas fez história ao empatar na estreia com a Argentina por 1 a 1, com o goleiro Hannes Halldorsson defendendo um pênalti de Lionel Messi. Os outros jogos foram derrotas: 2 a 0 para Nigéria e 2 a 1 para a Croácia.

Continua depois da publicidade

Curaçao - 158 mil habitantes (Copa do Mundo de 2026)

Menor país a se classificar para uma Copa do Mundo na história, Curaçao garantiu presença no Mundial após superar Trinidad e Tobago, Bermuda e a Jamaica para conseguir a classificação direta pelas Eliminatórias da Concacaf.

O país é menor que 191 municípios brasileiros no quesito populacional e sua área de 440 km² é menor que 2.666 municípios brasileiros.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados