A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 16 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

SP investe R$ 49,3 mi para levar esporte paralímpico às escolas

Previsão é que projeto seja implantado em 10 escolas estaduais ainda no primeiro semestre deste ano

Da Reportagem

15/05/2025 às 18:00  atualizado em 15/05/2025 às 18:03

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Escolas estaduais receberão equipamentos adaptados e professores capacitados

Escolas estaduais receberão equipamentos adaptados e professores capacitados | Divulgação/GovSP

Alunos com deficiência da rede estadual de São Paulo vão ganhar acesso inédito ao esporte paralímpico. Isso porque o governo paulista vai investir R$ 49,3 milhões, ao longo de quatro anos, para levar atividades esportivas regulares a 75 escolas públicas.

Continua depois da publicidade

Um termo de fomento, publicado nesta quinta-feira (15/5) no Diário Oficial do Estado, estabelece a criação de núcleos regulares de esporte paralímpico voltados a crianças e adolescentes com deficiência.

O projeto será implementado por meio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) nas unidades escolares que participam do programa Escolas Mais inclusivas.

A previsão é que o projeto seja implantado em 10 escolas ainda no primeiro semestre de 2025 e, em outras 65 unidades, no segundo semestre deste ano. A lista inclui unidades de todas as regiões do estado.

Continua depois da publicidade

Segundo o governo paulista, a previsão é que as atividades, que contemplam as modalidades paralímpicas, sejam realizadas quatro vezes por semana, respeitando as limitações e potencialidades de cada aluno.

A proposta quer não só ampliar o acesso ao esporte como ferramenta pedagógica e de inclusão, mas também descobrir e encaminhar talentos aos centros de referência paralímpicos, coordenados pelo CPB no Estado.

Ao todo, 150 professores serão obrigatoriamente treinados para exercer as boas práticas nestas 75 escolas. O treinamento é oferecido pelo CPB, que também contratará 150 estagiários de educação física e 28 supervisores que devem acompanhar a formação.

Continua depois da publicidade

Escolas Mais Inclusivas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) implantou neste início de ano letivo o projeto-piloto do programa Escolas Mais Inclusivas nas mesmas 75 unidades de ensino. O número cresceu e, atualmente, já são 108 unidades no programa.

As escolas receberão mais de 30 equipamentos esportivos especializados e adaptados, como: bolas de goalball; mesas de pingue-pongue; redes de vôlei sentado; quimonos; raquetes; materiais para atletismo adaptado.

*Por Thacio Mello

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados