Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estádio Moisés Lucarelli, da Ponte Preta, segundo clube mais antigo em atividade no Brasil | Léo Yasuda/Dronely/Especial PontePress
O Brasil recebeu a primeira partida de futebol em 1895, na capital paulista. De lá para cá, o "País do Futebol" se tornou cada vez mais marcante e viu surgir grandes clubes.
Continua depois da publicidade
Sede da primeira partida oficial, São Paulo teve a paixão pelo esporte espalhada por todo o Estado, tendo o segundo clube ainda em atividade mais antigo do País, sediado no interior de São Paulo. O feito só não foi pioneiro, pela diferença de apenas um mês.
Com grandes clubes paulistas como São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos, confira abaixo os clubes mais antigos ainda em atividade no estado de São Paulo.
Quando o tema é pioneirismo e longevidade, a Associação Atlética Ponte Preta é um dos clubes com mais autoridade. A equipe de Campinas é a mais antiga ainda em atividade no Estado, e a segunda mais antiga no País.
Continua depois da publicidade
A "Macaca" só perde para o Sport Clube Rio Grande, que foi fundado em 19 de julho de 1900, dando origem ao "Dia do Futebol", em sua homenagem. A Ponte nasceu menos de um mês depois, no dia 11 de agosto.
Nessa extensa história, o time alvinegro teve jogos históricos, especialmente contra seu maior rival, o Guarani, no Dérbi Campineiro, em que já registraram o jogo com mais faltas na história do futebol. O clube também tem um estádio muito tradicional: o Moisés Lucarelli.
O apelido de Macaca, inclusive, surgiu em tom pejorativo do arquirrival, e foi ressignificado.
Continua depois da publicidade
"Até a metade do século, a Ponte era chamada de 'a Veterana', por ser o clube mais antigo do Estado. A partir das grandes caravanas de torcedores pelo Interior e com o acirramento do clássico contra o Guarani, os torcedores adversários passaram a dizer que 'a macacada chegou', em referência à grande presença de negros entre os pontepretanos", disse Israel Moreira, jornalista, pontepretano e autor do livro "Defensores - os grandes zagueiros da história da Associação Atlética Ponte Preta".
No município de Bebedouro, na região norte do Estado, nasceu a Associação Atlética Internacional de Bebedouro. Fundado em 11 de junho de 1906, o clube se consagrou como o primeiro campeão da Copa Paulista, segundo torneio mais importante do estado, em 1979.
Atualmente disputando a série A-4 do Campeonato Paulista, o Lobo Vermelho permanece no futebol profissional.
Continua depois da publicidade
Também representando uma pequena cidade, o Clube Atlético Pirassununguense, fundado em 7 de setembro de 1907, é o terceiro mais antigo do Estado. Mesmo sem disputar competições profissionais da Federação Paulista de Futebol (FPF) desde 2014, o "Gigante do Vale", como é conhecido, preserva sua sede no histórico estádio Bellarmino Del Nero, onde ainda realiza atividades de futebol para categorias infanto juvenis.
Um momento histórico do clube ultrapassou as quatro linhas: em 1953, a Federação Paulista de Futebol passou a exigir no mínimo 50 mil habitantes para a cidade disputar o torneio profissional.
O clube, que havia disputado a 2ª divisão do certame nos três anos anteriores, teve que disputar o torneio amador do Interior, em 1954, no qual foi campeão. O meia Alex, campeão da Libertadores pelo Corinthians em 2012, jogou no clube.
Continua depois da publicidade
Dono de muita tradição e de um título gigantesco e histórico, o Paulista de Jundiaí é o quarto clube mais antigo em atividade no Estado.
Sua origem é ligada diretamente ao surgimento das ferrovias que conectavam o interior de São Paulo ao porto de Santos, o clube foi criado por trabalhadores da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, no dia 17 de maio de 1909, como forma de homenagem ao antigo Jundiahy Foot Ball Club, de 1903.
E ele se tornaria um dos mais vencedores do interior: em sua galeria de troféus, o Galo da Japi ostenta três Copas Paulistas (1999, 2010 e 2011), um Brasileirão Série C (2001), uma Copa São Paulo de Futebol Júnior (1997).
Continua depois da publicidade
Seus maiores feitos na elite são emblemáticos: o primeiro deles não acabou em título: vice-campeonato Paulista (2004), ao perder para o São Caetano do técnico Muricy Ramalho.
Sua maior conquista lhe coloca em um hall seleto: o clube foi campeão da Copa do Brasil de 2005, batendo o Fluminense na final. O time era treinado por Vagner Mancini e tinha o icônico zagueiro Réver, ídolo do Atlético-MG. Na trajetória do título, ainda passou por Juventude, Botafogo, Internacional, Figueirense e Cruzeiro.
Por fim, uma rivalidade encerra a lista: o clássico rioclarense, entre Rio Claro e Velo Clube.
Continua depois da publicidade
Primeiro surgiu o Rio Claro Futebol Clube, quinta agremiação mais antiga do Estado, em 9 de maio de 1909. Um ano depois, surgiu o seu maior rival: a Associação Esportiva Velo Clube, fundado em 28 de agosto de 1910, sendo o sexto mais antigo do Estado ainda em atividade.
O Velo Clube se classificou para disputar, em 2026, a primeira competição nacional de sua história: a Série D do Brasileirão. Já o Rio Claro, participou bem antes: da Série C do Brasileirão, em 2007.
Quatro dias depois do surgimento do Velo, foi fundado o Sport Club Corinthians, um dos principais clubes do Brasil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade