Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
VAR foi utilizado pela primeira vez de forma oficial em 12 de agosto de 2016 | Reprodução/X/Athletico-PR
O sistema de árbitro de vídeo, mais conhecido como VAR, se tornou alvo de polêmicas desde sua primeira aparição em 2016 e, no Brasileirão Série A 2025, não é diferente
Continua depois da publicidade
Até o momento a publicação deste texto, o VAR entrou em ação 240 vezes ao longo das 26 rodadas já disputadas.
O campeonato ainda terá 11 rodadas e, até lá, mais polêmicas serão geradas em cima do VAR. No entanto, qual time foi o mais beneficiado e qual o mais prejudicado pelas decisões do árbitro de vídeo?
O ‘Gato Mestre’, do ge, fez um levantamento de todas as decisões tomadas pelo VAR no campeonato, contabilizando as marcações ‘contra’ e ‘a favor’ dos 20 times da Série A.
Continua depois da publicidade
Segundo o estudo, o Vasco da Gama recebeu mais decisões a favor entre todos os clubes, enquanto o Corinthians recebeu o maior número de decisões contra.
Veja os resultados:
No recorte estadual, o Mirassol foi o time do estado de São Paulo com mais decisões a seu favor, seguido por Palmeiras, São Paulo, RB Bragantino, Santos e Corinthians.
Continua depois da publicidade
Recentemente, a torcida e os dirigentes do Corinthians se mostraram insatisfeitos com a decisão do VAR em jogo contra o Internacional, na 26ª rodada do Brasileirão Série A.
Após lance envolvendo Bruno Henrique (Internacional) e Cacá (Corinthians), o árbitro da partida Rodrigo José Pereira de Lima foi à beira do gramado e marcou pênalti para o Internacional.
No momento, o jogo já estava nos 53 minutos do 2º tempo e o Corinthians ganhava de 1 a 0. Mas, com a marcação, o Internacional converteu e empatou a partida.
Continua depois da publicidade
No início de 2025, outra polêmica envolvendo Palmeiras e São Paulo fez dirigentes de clubes pedirem pela exclusão de árbitro e boicote ao Paulistão.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade