Publicidade

X

Estado

Com água verde, rio Tietê é interditado para banhos

interior. Análises da Cetesb encontraram fezes, fósforo e nitrogênio na água na cidade de Sabino, no Interior

ALINE

Publicado em 27/03/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

A Cetesb classificou a água da prainha, principal ponto turístico da cidade, como imprópria para o banho / /Reprodução Tv Tem

Com água verde e imprópria, o rio Tietê foi interditado para banhos em Sabino, cidade do interior paulista. A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), classificou a água da prainha, principal ponto turístico da cidade, como imprópria para o banho.

Análises da Cetesb encontraram fezes, fósforo e nitrogênio na água, que favoreceram a multiplicação de algas, o que causou o tom esverdeado. Além disso, por causa das algas, falta oxigênio que acaba causando a morte de peixes. Há três meses, a prefeitura retirou do local uma tonelada de peixes mortos.

A Sabesp, a companhia de saneamento do estado de São Paulo, deve dar início aos testes para retirada do lodo da prainha de Sabino, onde a água fica represada, nesta quarta-feira.

Problema antigo.

O problema da má qualidade da água no rio é antigo e afeta diretamente o turismo, que é uma das principais fontes de renda da cidade. Em dezembro do ano passado, o rio Tietê em Sabino, também ficou com a água esverdeada e na época a Cetesb, recomendou que as pessoas evitassem o contato com a água.

Na última semana, os moradores protestaram contra a situação do rio e chegaram a assinar um abaixo-assinado. Os manifestantes reclamaram do mau cheiro e do fato de que o rio estava tomado por algas. (GSP)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PRISÃO EM SP E MG

Deic de SP prende 4 comerciantes e recupera cerca de 900 joias roubadas

Prisões foram realizadas em São Paulo e Minas Gerais; outros 5 suspeitos são investigados

ACUMULOU

Fique ligado! +Milionária pode pagar R$ 161 milhões nesta quarta

Concurso do último sábado (23) ninguém levou o prêmio máximo

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter