Publicidade

X

Estado

Casos de dengue caem na Baixada Santista

Bruno Hoffmann

Publicado em 06/04/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O Ministério da Saúde divulgou, no fim do mês passado, um alerta devido ao aumento de 264,1% dos casos de dengue no País: de 62,9 mil nas primeiras 11 semanas de 2018 para 229.064 no mesmo período deste ano (até 16 de março). O número de óbitos pela doença também teve aumento de 67%, sendo grande parte no estado de São Paulo. A região Sudeste apresentou o maior número de casos prováveis (149.804 casos; 65,4 %) em relação ao total do País.

No entanto, a Baixada Santista registrou queda dos casos da doença em relação ao ano passado. Santos, por exemplo, teve 10 casos confirmados em 2019 contra 37 no mesmo período. Já Guarujá diminuiu em 95% o número de casos no comparativo entre 2016 e 2018, e, nos três primeiros meses deste ano, contabilizou três, sem registro de óbitos. No ano passado, no mesmo período, já havia 17.

Em São Vicente, até o momento não há casos confirmados, quando no ano passado a cidade já tinha sete casos. Itanhaém também teve queda com quatro casos, contra sete em 2018.

Em Peruíbe, foram notificados nove, sendo um positivo e um negativo. Os outros seguem em investigação; no ano de 2018 completo apenas dois foram confirmados.

Mongaguá registrou um confirmado de dengue. Já em 2018 foram dois episódios computados, sendo um deles classificado como "importado", ou seja, o munícipe contraiu a doença fora da cidade. Bertioga confirmou um caso até agora, mas tem 23 em investigação. No mesmo período do ano passado, já havia 8. Cubatão tem dois casos, mas apenas uma
confirmação.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, reforçou que a melhor forma de evitar o agravamento e as mortes por dengue é com diagnóstico e tratamento oportunos.
(Vanessa Pimentel/DL)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter